Connect with us

POLÍTICA

COLUNA DO EVANDRO 2026: Vitória de Marcus empodera chapa com Jorge Viana para Governo, Petecão e Socorro Neri ou Duarte para o Senado

Publicado

em

Uma vitória do candidato da coligação MDB-PT-PCdoB, Marcus Alexandre, na disputa pela prefeitura de Rio Branco no inicio de outubro próximo, ressuscita a velha frente popular. O ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) vira o candidato a governador do grupo em 2026, ato contínuo. Ele mesmo deu a dica em entrevista à TV Gazeta, que a coluna reproduz ai acima. Ele diz claramente que a eleição do ‘ex’-petista terá reflexo daqui a dois anos. Constrangedoramente, Viana está ‘afastado’ da campanha em função do fantasma do PT que assombra Marcus e o todo o projeto de retorno da esquerda. Nem Viana, nem Lula, nem Marina Silva vão gravar falas em favor do candidato deles a prefeito da capital do Acre. O certo é que uma eventual vitória praticamente consolida a chapa para 2026. Além do nome para o Governo, três opções para o Senado estão no ar, quais sejam: Sérgio Petecão (PSD), o aliado de primeira horaz que por ter chegado primeiro indicou a mulher, Marfisa, atual vice de Bocalom, como vice de Alexandre; Roberto Duarte (Republicano), que surpreendeu a todos ao aderir a candidatura da esquerda, depois de se eleger deputado federal sob o forte apelo de bolsonarista que utilizou; além da deputada federal Socorro Neri (PP), que decidiu não seguir a aliança da direita, em cuja cabeça está Tião Bocalom (PL). Nos bastidores, dizem que essa chapa escolheria um vice do Juruá, nome indicado pelos Sales. Em caso de reeleição de Bocalom, também está pronta a chapa para 2026, com Alan Rick (UB), que está firma na campanha, disputando o governo, ou ainda Mailza Assis (PP), que terá direito adquirido de disputar porque vai estar sentada na cadeira de governador, tendo como opções para o Senado o governador Gladson Cameli (PP) e o atual senador Márcio Bittar (UB), um dos artífices dessa aliança. Portanto, o eleitor de Rio Branco vai votar em 2024 já criando o cenário de 2026. Alguma coisa fora dessa projeção, só se ocorrer um evento extraordinário. Nunca foi tão fácil enxergar a próxima eleição.

Perseguidor?
É covardia insinuar que o governador Gladson Cameli (PP) é perseguidor por ter exonerado a esposa do ex-presidente da Cageacre, Jesse Cruz. O homem se filia no MDB, puxa campanha para o adversário do governador e ainda queria ficar com a mulher nomeada. Nem os bispos da CNBB manteriam.

Afilhados sortudos
Candidatos a vereador com padrinhos sem precedentes: Felipe Tchê (PP), filho do deputado afastado Luiz Tchê (PDT); Gabriela Câmara (PP), nora do deputado Manoel Moraes (PP), que está ligadão na campanha dela; Samir Bestene (PP), filho do ex-deputado José Bestene; Rutenio Sá (UB), apadrinhado do deputado federal Eduardo Velloso (UB); e Degmar Kinpara (PSDB), cujo coordenador de sua campanha é Minoru Kinpara.

Vice não soma
Para quem acha que vice não soma, é só dar uma olhada nos grupos que o ex-secretário de Saúde Alysson Bestene (PP) está atraindo para o coração da campanha de Tião Bocalom (PL), de quem ele é vice.

Paz com todos
Parece sensata a posição do senador Alan Rick (UB) de não radicalizar contra nenhuma candidatura a prefeito nos 22 municípios. Em 2026 não quer sofrer vingança.

Viradas
Em pelo menos três municípios, devem ocorrer grandes viradas. Estou segundo números de consumo interno.

Tic-tac
Continuamos aguardando a deputada federal Socorro Neri (PP) conceder entrevista para o site. Ela prometeu falar tudo, inclusive sobre 2026.

Campanha silenciosa
Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Raimundo Neném (PL) quer fazer sua campanha ainda mais discreta do que foi a passada, em 2020. “Deixa eu quieto, pedindo meus votos”, se desculpa, quando é chamado a falar sobre a campanha. Será surpresa se ele perder.

Fake news?
Essa campanha para conter fake news na campanha parece só valer para a direita. A extrema esquerda passa 24h se utilizando desse criminoso expediente, sem ser importunada.

Hipocrisia
Sem argumento para explicar o Brasil pegando fogo, o Governo Lula passa a insinuar que adversários políticos estariam provocando incêndios, criminosamente. Na TV nacional, a imprensa passa 24h tentando livrar a cara de Lula e Marina.

Reflexão
Melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça. Provérbios 18:8

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas