Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | “A maior liderança aqui é a Fernanda, mas não posso ficar sentado esperando pelo destino”, diz Joelson Pontes, um nome pra sucessão em Brasileia

Publicado

em

O ex-vereador Joelson Pontes, cujo nome aparece em todas as listas de sucessores da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), uma das mais bem avaliadas do Acre, disse a coluna que ainda não é momento para discutir o assunto, mas que tem noção de sua responsabilidade no processo. Joelson ficou muito fortalecido com a esmagadora vitória do governador Gladson Cameli (PP) na região e não pode ser descartado em nenhuma das arrumações políticas que forem feitas no Alto Acre. Prudente, Joelson diz que vai obedecer ao processo, mas se mexendo. “Não posso ficar esperando pelo destino. Preciso me apresentar ao trabalho, como tenho procurado fazer em favor do governo”, afirma. A prefeita Fernanda até agora, com seis anos de mandato, não colocou nenhum nome no palanque, em outras palavras, não empoderou ninguém como possível substituto, o que é uma fresta e tanto aberta não só para o Joelson, mas outras lideranças da região, sobretudo as que tiverem a bênção do governador Gladson Cameli, cujo tamanho político ficou imensurável depois da vitória acachapante no primeiro turno.

No bigode do Chico Mendes

Xapuri, terra de Chico Mendes, deu uma das maiores vitórias ao governador Gladson Cameli no primeiro turno, acima de 66%. Em 30 anos é a primeira de um governador de direita. Ele fez por onde, ao iniciar a construção da ponte sobre o rio Acre que ligará a cidade velha ao bairro Sibéria, que dá acesso à seringais famosos, como Tupa e Obrace, grande parte hoje anexada a Reserva Chico Mendes.

Gefron

Está difícil para os traficantes transitarem na BR-317, entre Rio Branco e Assis Brasil. O Gefron, polícia da fronteira do governo que o ex-governador Jorge Viana desdenhou durante a campanha, está igual cachorro pitbull. Não passa ninguém.

Bênção da mamãe

Diferente da reação do marido, Vagner Sales, a deputada estadual Antônia Sales não reprova a ida da filha, Jéssica Sales, para a secretaria de Saúde, atendendo um convite do governador Gladson Cameli.

Nome da Leila

A despeito da sucessão em Brasileia, ninguém pode descartar o nome da ex-deputada e ex-prefeita Leila Galvão. Ela tem na retaguarda os Moreira, irmãos do ex-deputado Astério.

Dedo no celular

O governador Gladson Cameli disparou telefonemas para uma parte dos eleitos no último dia 2, e até para alguns derrotados. Acho que até para o senador eleito, Alan Rick (UB).

Bom relacionamento

Deputado estadual eleito, o advogado Eduardo Ribeiro (PSD) conversou muito com o governador Gladson Cameli. Comeram inclusive um peixe assado.

Liberais

Quem também voltou a se aproximar do governador Gladson Cameli após as eleições foi o grupo de liberais e conservadores. Reconhecem a vitória e a atenção que Cameli tem dado ao agronegócio.

Bom pro agro

“O PT perseguiu tanto o produtor rural com aquela política nociva da florestania que o governador Gladson só precisou não perseguir ninguém pra ser bom pro agro”. Frase do primeiro “rei da soja” no Acre, o empresário Rayolando.

Diplomacia

A base do conversando é que se entende, os deputados estaduais eleitos e reeleitos já estão praticamente com a nova mesa diretora fechada. Luiz Gonzaga (PSDB) deve ser mesmo o próximo presidente.

Reeleição do Zequinha

Leal e incansável na última campanha, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP) deverá ser tratado com recíproca na sua reeleição. O governador Gladson já começou a se mexer nesse sentido.

N Lima desconfiou

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador N Lima (PP) deve ter tido alguma informação de bastidores sobre a disputa da presidência para os próximos dois anos. Só pode, porque partiu para cima do prefeito Tião Bocalom com cinco pedras na mão.

Bispo José

Se eu medir o bispo José, dá Casa da Benção, pelo que ele representou para mim na primeira vez que disputei a eleição para vereador em Rio Branco, em 2016, não posso dizer outra coisa senão dizer que ele é homem de palavra. Falhou uma vez, como todos nós já falhamos e somos sempre sujeitos. Portanto, algumas coisas ditas sobre ele, que vai assumir um mês no lugar da senadora Mailza Gomes, precisam ser descartadas, por se tratar de pontuais intrigas.

Pra não chorar depois

“Todo mundo se elegeu e relaxou em relação a campanha do Bolsonaro nesse segundo turno. Abram seus olhos para não chorar depois”. Do empresário Fernando Lage, um dos entusiastas do bolsonarismo no Acre.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas