COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO — Aberson Carvalho, o secretário de Educação que deu certo, será o comandante do PP nas eleições
O processo de escolha do candidato a prefeito pelo PP e a condução da campanha, em 2024, ocorrerão sob o comando do secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho. Mesmo sendo discreto, não muito afeito aos holofotes, Carvalho está sempre no noticiário sob o forte apelo de ter sido o homem que acalmou o vespeiro em qualquer gestão, a Educação. Como um CEO da incentiva privada, entregou ao governador Gladson Cameli (PP) resultados jamais alcançados na história da pasta. De problema, a pasta passou a ser solução. É querido pelos professores, diretores e, melhor ainda, pelas comunidades. Aberson é um achado da ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PP), não por acaso a deputada a deputada federal mais votada da eleição de 2022. Aberson é o vice-presidente do PP e homem de confiança dela. Trocando em miúdos e com a chancela do governador, será o comandante executivo do PP na disputa municipal. Tudo – ou quase tudo – vai passar por ele.
A ‘bispa’ agora acertou
Antônia Lúcia (Republicanos), deputada federal, se embrenhou pelo interior do Acre nesse recesso. A missionária acertou o passo. Não se concentra mais apenas no meio evangélico. Está fazendo política nos mais diversos meios.
Nas bases
Outro parlamentar que ganhou o bredo, ao invés de viajar no recesso, é o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos). Está nas comunidades da região do Juruá.
Virou unanimidade
Em todas as rodas onde se conversa sobre política a opinião é única em relação ao que o PT está fazendo para tentar votar ao poder. Está empurrando Marcus Alexandre para o MDB, espécie de barriga de aluguel.
Sem unção nem pensar!
Os pretensos candidatos a prefeito nas eleições de 2024 pelo Progressistas, na microregião do Juruá, precisam ser ungidos pelo deputado Nicolau Júnior (PP). Sem essa benção nem adianta estrebuchar.
Incredulidade
O prefeito Tião Bocalom (PP) continua incrédulo com os grevistas da Educação. O gestor tem consciência que fez a coisa certa aos conceder reajuste linear de 14% para a categoria.
Empenhado
Jorge Viana (PT) está mais empenhado do que muita gente imaginava em relação a candidatura de Marcus Alexandre a prefeito de Rio Branco. De Brasília, na Apex, ele tem disparado telefonemas.
Nome pra vice
Vereador com passagem marcante pela presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, Raimundo Neném (Podemos) é um nome que circula nos partidos como uma excelente opção para vice-prefeito.
Namoro com o MDB
Em entrevista ao Acrenews, o deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil) não negou que continua conversando com o MDB. Ele tem o que o partido não tem, um mandato, e o MDB tem o que Velloso não tem em Brasília, acesso total ao Governo Lula. O problema é que Velloso não abre mão das pautas pelas quais foi eleito, as ligadas à direita.
Calado
Não tem quem arranque uma fala do senador Alan Rick (UB) após a circulação daquele vídeo. Pode é deixar recado no zap que ele não responde. Talvez por saber que uma bia parte da imprensa só tem interesse em ferra-lo.