COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO | Edvaldo Magalhães judicializa decisão interna dos deputados e colega dele reage: “Quer a tribuna pra frescar com o Governo!”
O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) vai à Justiça tentar reverter decisão interna dos deputados de não levar determinados projetos do executivo para o plenário da casa. Ele queria, principalmente, trazer para os microfones o recente projeto de reforma administrativa do Governo. Como faz outro esquerdista em Brasília, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Magalhães vai correr no Judiciário.
Um colega dele com quem falei agora há pouco disparou, sem ponderar: “Quer levar pra tribuna só pra frescar com o Governo”. O tom foi um tanto jocoso, mas o parlamentar governista conclui afirmando que oposição tem direito a espaço para suas manifestações, só não pode ser folgada. Para finalizar, sentenciou à coluna: – não estou autorizando divulgar isso. Se divulgar, não cite meu nome.
ALIANÇA FECHADA
MDB, PT e PSD vão estar juntos para as eleições de 2024. Flaviano, Petecão e Jorge Viana vão se unir com objetivo de fazer o maior número de prefeitos possível. Daí, sai a candidatura de Marcos Alexandre em Rio Branco e Leila Galvão em Brasileia, só para citar dois. A coluna tem outras informações nessa direção a serem confirmadas, mas a aliança é questão de tempo. Da candidatura de Rio Branco já tem até um vice, Marfisa Galvão (PSD).
VICE DO BOCALOM
O prefeito Tião Bocalom (PP) deverá subir ao palanque da reeleição com um vice apontado pelos senadores Márcio Bittar e Alan Rick, ambos do União Brasil. Se tiver apoio de Gladson Cameli, aí o vice deverá ser apontado pelo Palácio.
ANTIPATIA
O motivo de antipatia adquirida pelo deputado estadual Emerson Jarude (MDB) entre os colegas: o fato dele ser opositor da própria casa legislativa onde está.
FICHA DE FILIAÇÃO
Dirigentes de diversos partidos estão ligando para o ex-prefeito Marcos Alexandre. Do outro lado da linha estão oferecendo ficha de filiação. Tem até partido da base do Governo nesse grupo.
SONO TRANQUILO
“Não tira meu sono”. Do prefeito Tião Bocalom (PP) sobre a possível candidatura de Marcos Alexandre. Motivo da tranquilidade: tem muito rastro deixado pelo ex que, se mostrados, farão estrago.
SEM DEFINIÇÃO
O grupo da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (sem partido), ainda não definiu quem será o sucessor dela e quem da turma será lançado em Epitaciolândia, se não for a própria Fernanda. Fernanda faz um grande mandato e ainda tem um deputado debaixo de seu sovaco, o irmão Tadeu Hassem (Republicano), o que não é pouco.
BITTAR ON
Márcio Bittar (UB) desembarca nesta quarta-feira, 29, no Acre, onde reinicia seu mandato, depois dos dissabores de 2022. Perspicaz articulador nunca pode ser desconsiderado.
JÁ?
Articuladores políticos mais conservadores, caso de Rodrigo Constantino, já apontam para um cenário em que o vice-presidente Geraldo Alckmin possa assumir a cadeira. De asas a sua imaginação.