EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Esquerda quer Socorro Neri de volta, Roberto Duarte e até Alan Rick, confirma Flaviano Melo
A milícia digital da esquerda acreana entrou em campo no sábado último, após o anúncio oficial da aliança entre PL de Bocalom e o PP de Gladson pela disputa da prefeitura da capital. A ideia pareceu ter intensão de criar um caos, ao passar a imagem segundo a qual Gladson teria ido sozinho para essa parceria. Tudo em função da ausência no evento da ex-presidente do PP, Socorro Neri, de dirigentes do PSDB, do Republicano de Roberto Duarte e do senador Alan Rick (UB), mesmo este tendo enviado um representante, seu suplente Gemil Júnior, para falar por si do compromisso mantido com o governador. Quando nada, realmente, gerou muita fofoca nas redes sociais. Gladson e Bocalom ainda nem entraram em campo para buscar os aliados por absoluta falta de tempo. A esquerda, liderada pelo pré-candidato de Lula a prefeito da capital, Marcus Alexandre, gostou da ideia. Iniciaram imediatamente os acenos. Flaviano Melo, comandante do MDB, onde Alexandre foi aboletado em fuga do desgaste do PT, acaba de confirmar à coluna que os esforços não serão poucos para alcançar esses ‘descontentes’. Sonha levar de volta Socorro Neri, desbolsonorar Roberto Duarte e oferecer a ele guarida, assim como fará convite a Alan Rick, inclusive. “Aqui ele seria recebido com tapete vermelho”, diz Flaviano. O objetivo é ousado e dificilmente será alcançado, pelo menos em relação a Alan e Duarte, conservadores do pé rachado, mas é do jogo. A rigor, vai ser a tônica da peleja pela prefeitura de Rio Branco, com a clara repetição da polarização nacional entre Bolsonaro e a esquerda de Lula. Certo é que até as convenções estarão todos acomodados, aonde, aí são outros quinhentos.
Não é pela igreja
O nome da Jesuíta Arruda para vice de Marcus Alexandre (MDB), furo dado por essa coluna na semana passada, não seria uma indicação da Igreja Assembléia de Deus, ministério Rio Branco. Seria de um pequeno grupo da denominação. Foi o que garantiu uma fonte da alta cúpula.
Chapa fraca
Falta humildade ao PT e sua federação com PCdoB e PV, quando não pegou seus medalhões e formou uma chapa competitiva para vereador. Qual o problema de um ex-deputado federal disputar para vereador?Não cai pedaço. Eduardo Suplicy fez isso em São Paulo e o partido se deu bem.
Esquerda demais
O nome do ex-deputado Jenilson Leite (PSB) no pareo para vice de Marcus Alexandre, também anunciado com antecedência pela coluna, está sendo questionado por uma razão elementar: a chapa ficaria esquerda demais, fantasma do qual Alexandre anda tentando fugir.
Vamos eleger
“Minha irmã tem muito prestígio e eu também vô ajudar no que puder pra gente eleger ela”. Do deputado Tadeu Hassem (Republicano) sobre a pré-candidata Suly Guimarães (PP), nome da prefeita Fernanda Hassem (PP) para sucedê-la em Brasileia.
Adversário forte
Os irmãos Hassem, na verdade, vão enfrentar um teste de fogo nas eleições desse em Brasileia. É que o adversário é forte, a ex-prefeita Leila Galvão (MDB).
Melhores discursos
Gladson Cameli (PP) e João Paulo Bittar, presidente do PL em Rio Branco, fizeram os melhores discursos durante o evento do último sábado, por ocasião do anúncio da aliança entre os dois partidos. Cameli matou a milícia digital dos adversários quando pediu perdão a Bocalom por qualquer coisa desagradável que tenha ocorrido entre eles. Bittarzinho foi didático em relação ao oponente, um petista juramentado que foi para o MDB obedecendo uma tática nacional do PT afim de fugir do desgaste. Alertou que a desunião poderia ressuscitar o grupo, onde estão por trás Lula e Jorge Viana.
Maior aliança
Perguntado se vai perder Republicano e PSDB, o prefeito Tião Bocalom foi taxativo ao afirmar que fará a maior aliança de todos os tempos.
Números sumiram
Teria uma pesquisa sido produzida para ser divulgada na última sexta-feira. Não sei porque cargas d’água, os números desapareceram.
Automático
Quando anuncia apoio a chapa Bocalom X Alysson, o governador Gladson Cameli não precisa chamar ninguém pelo nome para entrar na campanha. Quem é leal se antecipa. Ou pede pra sair. Mas ele não dá um pio. Não é de seu feitio.
Bem assessorado
Quem estava ingüiando o ambiente político e já foi visto na equipe de Marketing do Pré – candidato a prefeito Marcus Alexandre é o pastor e jornalista Antônio Klemer.
Reconhecido profissional de Comunicação e antigo na Propaganda das campanhas, se encastuou à enfieira de assessores da aliança puxada pelo MDB.
Perguntei a ele: E o Pastoreio?
– Tô orando e andando!
Caiu a ligação.