EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | “Eu e o governador Gladson ficamos de conversar sobre no momento certo”, revela Socorro Neri sobre disputa pela prefeitura da capital
A ex-prefeita de Rio Branco e ex-secretária de Educação do Estado, Socorro Neri, eleita a deputada federal mais bem votada do Acre no último dia 2 de outubro pelo PP, admite que pode disputar a prefeitura de Rio Branco em 2024. Ela não descarta a possibilidade, digamos assim, ao passo em que revelou a coluna uma conversa prévia sobre o assunto com o governador Gladson Cameli (PP). “O governador Gladson e eu alinhamos que no momento certo, e se for o desejo da população, conversaremos a respeito”, informou. No entanto, a agora parlamentar disse que precisa dar um tempo em relação a esse assunto. “Tenho um mandato para exercer e estou me preparando para fazer da melhor forma possível”, diz ela. Além do nome de Neri, o governador tem outros nomes colocados em alto-relevo, principalmente, depois das últimas eleições.
Na espera
Apesar dos nomes fortes ao redor da mesa do governador como opção para prefeito de Rio Branco, o atual prefeito, Tião Bocalom, que é do mesmo partido de Gladson, ainda espera uma audiência pedida logo depois da eleição para, também, conversar sobre esse assunto.
Mudança grande
A formatação da nova equipe do governador Gladson Cameli para o próximo mandato está sob sete chaves. Ainda assim assessores próximos disseram a coluna que haverá significativa mudança. Isso não significa que ex-secretários vão ser descartados da gestão. Todo mundo ficará debaixo do sovaco do Cameli. A mudança é em nome de uma arrancada técnica, para grandes realizações.
Prefere a Copa
Liguei para o governador a procura de notícias sobre sua nova equipe. Ele silencia. Prefere falar sobre a Copa do Mundo.
Pelo Dnit
Não é tão certo assim que o ex-prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre (PT), vai assumir o Dnit. O senador Sérgio Petecão (PSD), aliado de Lula, vai brigar pelo Departamanto em favor de um aliado seu que é funcionário da casa, o engenheiro civil Thiago Caetano. É uma boa disputa.
Abatido
Encontrei o Francineudo Costa e foi fácil constatar que ele ainda está bem abatido pela terceira eleição seguida em que fica na suplência. Acusa perseguição. Conta que amanheceu o dia com polícia em sua porta, no dia da eleição, sendo acusado de comprar votos.
Rui Coelho
“O Flaviano seria interessante, mas o Rui Coelho voltou a ser bem falado por aqui de novo”. De um forte empresário que fornece para prefeitura de Porto Acre.
Quem manda
Não adianta o PT de Assis Brasil querer manter o prefeito Jerry Correia filiado, uma vez que a direção regional quer sua expulsão. Vai prevalecer a decisão da capital.
Sem substituto
O prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante (PP), ainda não achou um nome para ser trabalhado como seu substituto em 2024. A vereadora Terezinha Moreira (PL) perdeu essa oportunidade ao passo que disputou, contra a vontade dele e do irmão, o deputado estadual Marcos Cavalcante (PDT), também para estadual.