COLUNAS
COLUNA DO EVANDRO — Jenilson Leite diz que candidatura dele a prefeito de Rio Branco está mantida, mesmo depois de fala contrataria de deputado
“Temos candidatura. Só composição que vamos discutir mais na frente”, me disse esta manhã o ex-deputado Jenilson Leite, para dizer, em outras palavras, que não abre mão, embora o único deputado estadual do partido, Adailton Cruz, tenha dito o contrário ontem na Assembleia Legislativa. Leite justifica sua excelente votação para o Senado na capital para se manter firme nesse propósito. “Mantemos a candidatura a prefeito de Rio Branco, onde tiramos 35 mil votos, o segundo mais votado pro Senado. Então não vamos deixar de dialogar com essa simpatia do eleitor da capital em 2024. Não fizemos nenhuma conversa sobre composição ainda”, deixou bem claro. O que está adiada é discussão sobre aliados.
Espaço no porão
Como conheço um pouco o velho MDB, está claro que o espaço para o vereador João Marcos Luz e o deputado estadual Emerson Jarude é, no máximo, aquele porão logo depois da porta de entrada, no prédio onde a sigla funciona, na Antônio da Rocha Viana. Os cabeças brancas são fechadinhos.
Falta comunicação
Ainda muita confusa a relação da líder do Governo, deputada Michelle Melo (PDT), com a Casa Civil. Hoje pra comunicação não tem desculpa. Tem até o tal do Skype.
Faltou prudência
Três médicos experientes, as portas de se aposentarem, conversando milacrias em grupos. A rede mundial é fofoqueira, papai. Resultado: vão responder ao próprio CRM.
E daí!
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (UB), mandou na lata ao ser perguntado se está preocupado com um frentão que seu adversário no município, deputado federal Ghelen Diniz (PP), estaria montando para tentar ‘tomar’ a prefeitura em 2024: “Eu tenho tanta coisa com que me preocupar, meu amigo, e não é com isso ai”.
Filigranas
Antigamente nem se discutia aumento para enfermeiro. No atual Governo, não só está se discutindo, como está dando. Os puxa-encolhe sobre os bastidores do erro de comunicação com a liderança na Aleac é o de menos. É o que ouvi na antessala da Casa Civil.
Educação sexual
A vice-governadora Mailza Assis (PP), que está no exercício do cargo com a viagem do governador Gladson aos Estados Unidos, ganhou ainda mais pontos com a comunidade evangélica ao vetar um projeto do deputado Fagner Calegário que sugeria educação sexual na grade escolar. Por outro lado arranjou sardas com minorias. Grupos estão danado se manifestando contra ela nas redes sociais.
Namoro com o Kiefer
O empresário Pelé Campos (sem partido) anunciou que disputará a prefeitura de Feijó e quer batalhar para ter apoio do prefeito Kiefer Cavalcante (PP). Vai namorar o prefeito até o limite.
Crescimento do Camilo
Dizem em Plácido de Castro que mesmo que perca apoio da família Santiago, puxado pelo Nelsinho, o prefeito Camilo da Silva (PP) ainda assim se reelege. Cresceu muito sua gestão. Mas segundo o Camilo isso não acontecerá.
Ninguém sabe
O governador Gladson Cameli (PP) tem seu estilo de fazer política. É sempre surpreendente. Portanto, ainda não é possível saber o que passa na cabeça dele sobre as disputas pelas prefeituras, sobretudo a da capital.
Expectativa boa
A turma do Governo que cuida da Expoacre já está em campo. O grupo aprendeu e bem. 2022 foi um sucesso e esse ano eles devem fazer melhor. É patente na opinião pública isso.