Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Metade, ou mais um pouco, da bancada federal do Acre não deve voltar pra Brasília após as eleições

Publicado

em

A atual bancada federal do Acre deve sofrer uma mudança de, no mínimo, 50%. A saber: Vanda Milani (PRÓS) vai disputar o Senado, assim como Alan Rick (UB) e Jéssica Sales (MDB), e Mara Rocha (MDB) disputa o Governo. Só aí são quatro cadeiras que serão ocupadas por caras novas. Resta saber se os outros quatro, que vão para  a reeleição, conseguem voltar. Tem pouca gente apostando em Jesus Sérgio (PDT), Léo do PT, Perpétua Almeida (PCdoB) e Flaviano Melo (MDB). Esses dois últimos costumam surpreender no final. Podemos ter, pelo menos, cinco ou seis novos deputados federais. No Senado, só Mailza Gomes (PP) precisa defender seu cinturão, uma vez que Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (UB) tem mandato até 2026.

Dos Macedo

Quem está se apresentando como pré-candidato a deputado estadual é o ex-vereador por Rio Branco, Marcelo Macedo (PT). De tradicional família, é um nome a ser espiado nessas eleições.

Boa apresentação

Pedro Valério está jogando na rua um jornalzinho no estilo folder com uma pincelada sobre sua história de vida. E justifica está saindo na frente: “É que enquanto eu estou fechando com uma formiguinha que tem 30 votos, tem concorrente comprando deputado e ex-deputado”.

A diagramação do folder, muito bem-feita, é do Leka Cordeiro, da Print Gráfica.

Esquisito

A coisa mais surpreendente nas redes sociais é assistir Luiz Calixto e João Correia defender a volta de Lula. Logo eles…

Substitutos

Com o advento do fundão eleitoral, em que boa parte dos candidatos a deputado federal terão dinheiro, não é bom fazer prognósticos, uma vez que estariam em certa igualdade. Mas tem uns nomes que saltam aos olhos suas movimentações. Por exemplo: Fábio Rueda, Eduardo Veloso e Pedro Valério vão queimando setenta pelo União Brasil. No Republicano é improvável não enxergar as candidaturas de Roberto Duarte, Keiliane Cordeiro e Antônia Lúcia. Pelo PP já se fala em Samir Bestene, Socorro Neri e, mesmo sem ter anunciado seu nome, Ghelen Diniz também é forte. No MDB, tem Flaviano Melo e Major Rocha. Na chapa da esquerda tem Perpétua Almeida (PCdoB) e Léo de Brito (PT). E por aí vão surgindo mais nomes competitivos que ao longo da campanha certamente surpreenderão.

Feitos do Deracre

Como não precisa mais ninguém ter ciúmes do diretor presidente do Deracre, Petronio Antunes, uma vez que ele não será candidato, agora dá para mostrar o quanto o Departamento de Estradas vem trabalhando. Até ramal o Deracre está asfaltando e para quem gosta de números, o órgão fez 300 pontes nos últimos três anos.

Normal

Não dá para estranhar algumas rusgas que surgem durante uma pré-campanha. São seres humanos tentando se agrupar, o que sempre foi difícil, desde a pré-história. É o caso de Alan Rick e Márcio Bittar. No final dá tudo certo. Quem não lembra das brigas na época da Frente Popular, cujos finais eram sempre um forró tocado pela sanfona estridente do Monteirinho?

Limite da paciência

Nunca um político no Acre foi tão paciente quanto o Jenilson Leite, candidato a governador pelo PSB. Está há seis meses esperando uma decisão do ex-senador Jorge Viana. Dizem que, apesar da fala mansa, do estilo jesuíta, Jenilson só não teria chutado o pau da barraca graças ao ex-deputado federal Cesar Messias, que sonha ainda ser vice de Viana numa chapa majoritária.

Ainda falta

Para quem imaginava um cenário caótico, há dois, três meses, com o que o governador Gladson Cameli tinha para resolver, dentro de seu partido e com o aliado Márcio Bittar (UB), o céu azulou. Já está praticamente tudo resolvido, faltando apenas serenar a situação de Alan Rick (UB), único, segundo os números, capaz de vencer Jorge Viana numa disputa pelo Senado. Falta esse gargalo.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas