Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Nunca dirigentes de partido blefaram tanto como agora, sem as coligações

Publicado

em

Um ano antes das eleições e com as regras de 2020 mantidas, ou seja, sem a possibilidade de coligações, os dirigentes de partidos nunca blefaram tanto. É uma festa, como diria o radialista M. Costa. Tem presidente que afirma nem ter mais vaga em sua sigla, mas só ele mesmo é candidato. Sem coligação, só tem um jeito: fazer uma grande chapa, com 25 nomes competitivos para estadual e nove para federal, e ainda com 30% de mulheres. Fora isso, só um artifício que está sendo estudado em Brasília pode salvar, a tal Federação, em que dois ou três partidos se juntam para formar uma aliança. Fora isso, o que dirigente fala é blefe puro.

Os Câmara no Governo

Gabriela Câmara deverá assumir uma Secretaria no Governo Gladson no início de 2022. Essa porta foi aberta para os Câmara no início da gestão. O clã, finalmente, decidiu por emprestar o nome de Gabriela, que comanda no Acre o complexo de comunicação Boas Novas.

Ação Social

Administradora, Gabriela Câmara é cotada para assumir a Ação Social do Estado, o que cairia como uma luva pra ela, que tem um trabalho social pouco divulgado, mas muito forte nos bastidores do Acre.

MDB no Governo

No Governo Gladson o MDB já teve a Secretaria de Planejamento, cargos de segundo escalão, núcleos da Educação no interior e, segundo o próprio governador, portas abertas e espaço oferecidos a figuras do partido, que rejeitaram, nesse caso Roberto Duarte e João Correia. Por isso, Cameli diz que dorme com a consciência tranquila em relação a sigla.

Decidido

Os Hassem de Brasileia decidiram em definitivo: o candidato a deputado estadual da família será o Tadeu, irmão da prefeita Fernanda Hassem (PT). Só não decidiram ainda o partido. Um outro irmão deles, o médico Hassem, que trabalha na região do Purus, vai ser um dos principais cabos eleitorais fora da circunscrição do Alto Acre.

Confronto inevitável

Salvo um extraordinário acontecimento, o grande confronto pelo Senado em 2022 será entre Jorge Viana (PT) e os Bittar. O ex-senador com apoio da esquerda, que já lhe garante pelo menos 20% em qualquer disputa, enfrenta um senador que não brinca de fazer campanha, o Márcio Bittar, sempre eleito com estupendas votações e que desta vez ainda tem mais bala na agulha, uma vez que foi o relator do orçamento da União, o que lhe agiganta tanto que a esquerda brigou na Justiça para suspender uma bolada de dinheiro que Bittar está conseguindo mandar pro Acre, quase R$ 1 bilhão.

Coração de pai

Liguei para o vereador N. Lima (Progressista), presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, para saber como está o filho dele, o deputado estadual Whendy Lima, do mesmo partido do pai, que foi submetido a cirurgia para corrigir uma bariátrica. Ele disse que as notícias são boas, mas pense num homem abalado psicologicamente. Coisa de coração de pai.

Chantagem

Candidato a governador, o senador Sérgio Petecão (PSD) continua servindo como um belo instrumento de ameaça para quem quer chantagear o Palácio Rio Branco.

Cansado de esperar

Primeiro suplente do PDT, cansado de esperar por uma oportunidade prometida pelo deputado Luiz Tchê, o ex-secretário de Saúde Gemil Júnior deverá se filiar em outro partido nos próximos dias. Não enxerga mais oportunidade, uma vez que só falta um ano para terminar a atual legislatura.

Botando fogo

Antigos figurões de governos passados ligados a Educação estão a todo vapor nos bastidores envenenando servidores de apoio contra o governador Gladson Cameli, que resolveu dar um abono para professores. Embora Cameli esteja tentando arranjar um jeito legal de estender o benefício a todos, a turma está botando fogo, incendiando várias coivaras pelas escolas.

Debruçado

O abono, já disse o governador Gladson, só não vai alcançar todos os servidores da Educação se a lei vedar. No momento ele está com a equipe econômica tentando achar uma saída em favor do pessoal de apoio.

Economia

Com os pagamentos em dia no Acre, Cobija, do outro lado do Rio Acre, em Brasileia, voltou a ser frequentada por acreanos. Nesta quinta-feira, 25, muitos “brasileños” percorriam as ruas da capital de Pando.

Prioridade

André Hassem, diretor-presidente do Imac, não disputa a eleição para estadual em 2022. Ele vai se preparar para disputar a prefeitura de Epitaciolândia em 2024. Ano que vem ele apoia a eleição de Israel Milani, secretário de Meio Ambiente, para deputado federal.

Pode até se reeleger

Deputado daquele time que a gente só sabe que existe quando consulta o Google, como diz o meu colega Astério Moreira, Wagner Felipe (PL) poderá até se reeleger. Aliado dos Câmara, ele terá uma estrada livre sem a concorrência da Gabriela Câmara dentro da igreja na qual é pastor, a Assembleia de Deus Madureira, que não disputa a eleição e vai só ajudar a mãe, Antônia Lúcia (PL), para federal.

Trabalhando apulso

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), está trabalhando num esforço sobre-humano. É que a ferrada de arraia que levou no último feriadão ainda não cicatrizou.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas