Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | “O Jorge Viana sabe que mente”, diz senador ao comentar novo comportamento do petista que tenta votar ao poder

Publicado

em

A nova roupagem com a qual o ex-senador Jorge Viana, do PT, tem se apresentado ao povo, para tentar voltar ao poder, agora com fala mansa, e insistindo na ideia de que os acreanos estão infelizes, foi questionada pelo senador Márcio Bittar (MDB) nesta quarta-feira, 28. Bittar enxerga nesse “personagem” pré-moldado um novo meio para “enganar” os acreanos, como da primeira vez.

À coluna, Márcio Bittar disse o seguinte sobre o petista: “O Jorge Viana teima em fingir que não conhece a realidade. Ele sabe muito bem que mente. Ele é inteligente o suficiente para saber que o que foi feito no Acre ao longo de mais de 20 anos, porque, como eu venho dizendo várias vezes, antes mesmo deles assumirem o primeiro mandato, a política ambiental, o exagero da legislação ambiental, patrocinada, incentivada, defendida por eles, já era o que reinava no Acre e na Amazônia e depois vieram 20 anos de poder quase que absoluto. Então, ele é inteligente o suficiente para saber que o Acre de hoje é o Acre que eles nos deixaram e o Gladson, com apoio irrestrito do presidente Bolsonaro, tem uma longa caminhada pela frente, com meu apoio, para destravar ou para reconstruir as pontes da prosperidade que eles dinamitaram. Essa que é a verdade.

Eles nos entregaram depois de tanto tempo, de sugarem tanto o Acre, do Acre dar tanto para eles, eles nos entregaram o Estado mais pobre, muito mais violento e desesperançado. O povo acreano, povo nordestino, valente, corajoso, que veio para essas terras enfrentando tudo que é tipo de bicho, malária, beira de rios, seringal, mulheres que pariram filhos na mata, enfim, uma história de bravura, de povo valente que já veio do Nordeste enfrentando a seca, quem dobrou de certa forma a espinha deles foi o PT, porque era um povo que queria trabalhar, não queria viver de favor de Governo, dependendo do Estado. O povo acreano, hoje, que depende quase que exclusivamente do Governo, o que é obra deles. Isso é uma vergonha. Eu já disse isso não sei quantas vezes em quantos comícios, em quantos debates. Um bom governo é aquele que ao final de quatro anos pudesse dizer que pegou o estado com 100 mil famílias dependendo de ajuda do Bolsa Família e entregou só com 10 mil, que diminuiu a quantidade de pessoas dependentes. O retrato do Acre hoje é o que eles pintaram”.

Flaviano: “Estou feliz”

O deputado federal Flaviano Melo (MDB) também questiona a nova “pele” que Jorge Viana vem usando para tentar uma reaproximação com os eleitores, sempre alegando que o povo está infeliz e que o Acre precisa voltar a sorrir. Sarcástico, Flaviano diz não estar enxergando essa infelicidade que Viana apregoa. “Eu, por exemplo, estou feliz”, afirma.

Jenilson federal

Notícia quentinha, vinda do PSB, assegura que o deputado estadual Jenilson Leite está aproveitando a onda que está levando seu nome às praias, enquanto ele se declara candidato a governador. No final, principalmente se passar o voto distritão, ele vai fazer o que a nacional está pedindo: disputar uma vaga na Câmara Federal.

Outros preocupados

No PSB, não apenas o deputado Jenilson Lopes tem se preocupado com as eleições em 2022, sob nova regra, sem coligações. Manoel Moraes, que vem de três vitórias seguidas, só disputaria se passar o voto distritão.

Regra dura

Sem coligação, apenas alguns partidos terão chance de eleger deputados em 2022. Entre estes acredito que Progressistas, MDB, PDT e PT. O restante vai ter que lutar muito.

Blefe

Quando um grupo anuncia que terá uma candidatura a qualquer custo, isso é blefe brabo. Candidatura majoritária, principalmente, não funciona assim.

Nem confiança

O governador Gladson Cameli ignorou totalmente as insinuações feitas pelo senador Sérgio Petecão (PSD) segundo as quais alguém teria oferecido dinheiro para ele desistir.

Sem lógica

Não faz sentido um candidato favorito, no topo em todas as pesquisas, oferecer grana para adversário desistir da disputa.

Candidata da igreja

Na Assembleia de Deus Rio Branco, presidida pelo pastor Luiz Gonzaga, está praticamente batido o martelo que a ex-secretária de Saúde da prefeitura da capital nas gestões de Marcus Alexandre (PT) e Socorro Neri (PSB), Jesuíta Arruda, será a candidata da denominação a deputada federal. Faltaram alguns poucos ajustes.

Três estaduais

Informações dão conta de que, para deputado estadual, a Assembleia de Deus não baterá martelo. Pelo menos três nomes se levantarão naquele ministério, os do atual deputado Cadmiel Bomfim (PSDB), do ex-vereador Ismael Muniz, e do pastor Alex Souza, bem votado para vereador, em 2020.

Destaques?

Em decorrência das sessões virtuais não dá para avaliar performance de ninguém da nova safra de vereadores em Rio Branco, mas dá para se ter ideia. Da atual legislatura devem se destacar Michelle Melo (PDT), Samir Bestene (Progressistas), Fábio Araújo (PDT), Adailton Cruz (PSB) e Rutênio Sá (Progressistas). Pelo menos nas redes sociais são os mais vistos.

Cobrar para disputar

Sem a possibilidade de coligações e os partidos tendo obrigação de formar chapas competitivas, tem muita gente se preparando para cobrar por candidatura. Para ajudar eleger os cabeças, endinheirados, alguns só vão na grana antecipada. Certa razão.

Diária não é crime

Difícil o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PSDB), entrar em carrumbamba. Pense em um sujeito sério, durão. Diária por diária todo gestor belisca. Está amparado na lei.

Bocalom no Guinness

O prefeito Tião Bocalom (Progressistas) terminará sua gestão para ser, ato contínuo, registrado no Guinness Book. Será o primeiro executivo do mundo a governar sem nenhum acordo com o legislativo.

Aposentadoria

Quem está arrumando as malas para encerrar a carreira no Judiciário é o desembargador Pedro Ranzi. Aliás, belíssima carreira. Sem uma mácula. São três décadas e meia de dedicação à magistratura.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas