Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Os números das pesquisas não servem pra quem está atrás, uma reação comum que de nada serve

Publicado

em

Quem aparece “feio” em pesquisas tem reação igual no Acre, no Brasil, na Cochinchina, seja lá onde for. Ou a pesquisa foi manipulada, dizem, ou, no mínimo, quando o sujeito é um pouco mais humilde, promete que sua candidatura vai reagir, para não desanimar seus cabos eleitorais. No caso dessa pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 29, realizada por um instituto de fora, como a TV Acre manda fazer todos os anos, não foram e nem poderiam ser diferentes as reações. Alguns acham que nesse momento os números nada representam e que só nos últimos 15 dias estes podem ser mais precisos. No fundo, no fundo, não é bem assim que a banda toca, pelo menos nos bastidores. A coluna tem informação segundo a qual o café foi amargo hoje cedo em um comitê. As bandeiras não saíram do chão e a militância ficou borocochou. Pra ser sincero, é preciso reconhecer que essa pesquisa revela um ajuste total na disputa, sobretudo depois que o PT lançou candidatura ao Governo. Os ex-aliados de Gladson murcharam e os votos migraram para o atual governador. Mais um alento: Jorge Viana atingiu o teto da esquerda no Acre e a tendência de agora em diante é Cameli subir ainda mais e, quem sabe, resolver a eleição logo no primeiro turno. Quem vota na direita não vai arriscar nada que possa significar uma volta do PT.

Fora isso, a conversa é de bêbado para delegado.

Antiga Pernambucana

O deputado Manoel Moraes (PP) reativou o prédio onde, até os anos 1990 funcionou as lojas Pernambucana, centro de Rio Branco, ao lado do antigo Formigão, para fazer seu comitê central. A localização é boa. O que não é bom é o histórico do prédio, que nunca mais prosperou.

Malabarismo do Cabide

O ex-vereador Cabide, candidato a deputado estadual pelo Democracia Cristã, foi flagrado agora há pouco no centro de Rio Branco, fazendo campanha, pedindo votos. Precisou usar o alambrado de um muro de arrimo em frente à Catedral Nossa Senhora de Nazaré, na avenida Brasil, para chamar a atenção dos operadores de roçadeiras. Ninguém sabe se ganhou os votos.

Milagre

Hoje completa 20 anos de um milagre na vida da missionária Jesuíta Arruda, que inclusive disputa as eleições para deputada federal pelo PSD. É que ela seria uma das passageiras do avião da Rico que caiu na cabeceira do aeroporto de Rio Branco, matando 23 dos 31 passageiros, cedeu seu lugar a uma outra pessoa que necessitava mais do que ela chegar urgente em Rio Branco. Infelizmente, a pessoa para quem ela cedeu o lugar não sobreviveu a queda. “Milagre”, é a única palavra que ela diz.

Apoio de prefeito

Candidato a governador ter apoio de prefeito é como cortar com uma faca de dois gumes. Ou pode ser bom ou pode ser muito ruim. Porque tem prefeito que só a misericórdia, como se diz no anedotário.

Primeira vez

Bolsonaro está 23 pontos acima de Lula no Acre. Isso não significa muito em uma disputa para a presidência, mas revela, dessa vez, um dado interessante: o número bate os números dos candidatos bolsonaristas. É que na época da Frente Popular, nem Lula, nem Dilma, jamais ganharam aqui.

Inédito

Não apenas as igrejas evangélicas estão com Bolsonaro, mas muitos católicos e espiritas, uma tendência inédita.

Apelo

Os adversários do governador Gladson Cameli (PP) que levaram para o pessoal uma disputa que deveria ser apenas de ideias, começam a patrocinar os primeiros apelos, com agressões pessoais.

Intrigante

Como um sujeito fica no Governo até a véspera das eleições e na campanha vem fazer críticas ao governador? É uma intrigante pergunta a ser feita para quem comeu até se empanzinar.

Além da expectativa

Para quem foi anunciado no palanque da convenção, o candidato Ney Amorim (Podemos) deu uma vertiginosa subida, na disputa pelo Senado.

Grudados

A campanha de Ney Amorim ao Senado grudou na de Gladson para o Governo e isso será intensificado até o final da disputa. Os dois ganham porque Ney tem um nicho que Cameli pode não ter.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas