EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Os partidos que devem eleger deputados federais é um time bem pequeno puxado pelo União Brasil
Os partidos que devem eleger deputados federais em outubro próximo a gente conta nos dedos. É fácil fazer esse prognóstico por uma razão elementar, o time de candidatos juntando por eles até o último sábado, prazo final para filiações. O União Brasil parece ser o campeão. Tem uma ‘escrete’ de dar inveja. Depois vem o PL e o Republicano, dentre os partidos controlados pelo senador Márcio Bittar. Em seguida vem PP, do governador Gladson Cameli, o MDB e o PT. Fora desse ‘clube’ só não será surpresa eleger federal o Podemos.
PT já decidiu
Em entrevista ao Tribuna Livre desta segunda-feira, 4, o deputado federal Léo Brito (PT) deixou claro que a nacional quer prioridade nas candidaturas a deputado federal e senador. Ou seja: Jorge Viana pode fazer a firula que fizer daqui pra frente, no final disputará o Senado.
Muito candidato
Se foi difícil montar as chapas de federal, pra estadual tem candidato saindo pelo ladrão. Todos os partidos estão abarrotados. É imprevisível saber quem vai eleger parlamentar. Por exemplo: o Patriotas não conseguiu fazer chapa de federal, mas formou um bom time de estaduais.
PSD do Petecão
Tirei por desatenção o PSD do senador Sérgio Petecão do time dos que podem eleger federais. Eles precisam se rebolar para eleger um, mas pode acontecer. Não pode ser menosprezado.
Generalizei e me desculpo
Talvez eu tenha né equivocado em nota na coluna de ontem por meio da qual generalizei, joguei todos os sindicalistas no mesmo balaio, ao afirmar que em governos passados eram todos pelegos. Não eram. Os pelegos são aqueles velhos conhecidos ligados ao Partido dos Trabalhadores.
Compreensão
E outra sobre os movimentos grevistas: todo servidor público tem direito a lutar por melhorias salariais, assim como precisa entender o tamanho do cofre, até onde o Governo pode atender. O que passa disso é politicagem.
Bom time
O Solidariedade do ex-deputado Moisés Diniz é um que não fez chapa competitiva pra federal, mas tem um time ótimo de estaduais. Na foto ele com a estudante de medicina Lícia Fidelis, uma de suas candidatas.
Ovo no ninho
Ex-deputado Moisés Diniz, presidente do Solidariedade, ligou pra dizer que não se incomoda com a notinha aí de cima segundo a qual o partido dele não tem chapa de federal capaz de eleger um. Ele só diz o seguinte: “A gente nunca coloca todos os ovos no ninho”. Ou seja: tão cedo ele não revela a chapa.
Rendição
Dirigente do Patriotas, Emerson Amim entregou os pontos: “A gente não elege ninguém pra federal. Já estadual, esperem a surpresa”.
Comunistas salvos
O PT salvou o PCdoB de não eleger ninguém no Acre, ou reeleger Perpétua (federal) e Edvaldo (estadual), ao se federarem nacionalmente. E o deputado Leo Brito justificou: “É um partido que têm história, seria injustiça”.
Emocional
O governador Gladson Cameli mexeu com o emocional das pessoas presentes na inauguração da ala mais moderna do Pronto Socorro de Rio Branco, construída do zero por ele. Mandou colocar na tela um vídeo mostrando o combate ao coronavírus na fase inicial. Quase todo mundo marejou os olhos.
Opinião respeitada
Márcio Moura, irmão do advogado Sanderson Moura, atesta que Lula será presidente do Brasil, Jenilson Leite governador do Acre e seu irmão Senador. Foi o que me escreveu no zap. Eu respeito, óbvio, mas vejo outros rumos nas eleições próximas, o que não significa dizer que ele pode acertar.
PSDB mostra chapa
Diferente de outros partidos, que estão escondendo suas chapas, o PSDB mandou a lista dos principais nomes: Minoru, Normando Sales, Sérgio Barros, Toinha Vieira, Abdias da Farmácia e Lana Vaz.
“Duvido se não elegemos”
Correinha, presidente do PSDB, disse que duvida se não elege ao menos um. E tem razão, porque o menos conhecido aí é o Abdias, pelo menos em Rio Branco, porque em Tarauacá ele quase ganhou as eleições pra prefeito em 2020.
You must be logged in to post a comment Login