EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | PT do Acre prepara lista para ocupar cargos federais; militantes históricos devem ser lembrados
O PT do Acre vai papar todos os cargos federais do Acre. Isso não é nenhum problema. O presidente é deles. Incra, Dnit, Delegacia do Ministério da Agricultura, Saúde, entre outros, deverão ser ocupados brevemente por militantes históricos. Com exceção de Jorge Viana, Siba Machado e Binho Marques, que vão trabalhar em Brasília, o próprio presidente do partido, Cesário Campelo Braga, deve abrir a lista local de futuros ‘delegados’. Ele disse a coluna que ainda não tem uma definição, mas nem precisa para saber quem deverá ser ‘ressuscitado’ pelos empregos federais, puxando a fila o ex-prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre.
Novo marajá
O melhor emprego do Brasil acaba de ser ocupado pelo ex-senador Jorge Viana, do PT. Está no comando da Apex, que, além de ter um gordo orçamento, paga a seu comandante o vultoso salário de R$ 65.536,97 mil contos.
Nada franciscano
Jorge Viana anuncia que renunciou, enquanto estiver na Apex, a aposentadoria de ex-governador, uma excrescência que ele mesmo ressuscitou quando estava no Palácio Rio Branco. A atitude, no entanto, não parece tão franciscana. Além de temporária, é em troca de um salário dobrado.
Peixe desaferrado
Os verdes do Acre, Shirley Torres e Tião Bruzugu, desaferraram um grande peixe do anzol ao passo que o partido deles, o PV, perdeu o Ministério da Pesca. Eles estavam certos que iam comandar a delegacia por aqui. Vai pro PT.
Fake braba
O boato mais fake das últimas horas seria a possibilidade de a deputada federal eleita Socorro Neri assumir a presidência do PP no Acre. Nem belisca, diria o ditado. Ela nem aceita conversar sobre porque desconhece.
Ambiente sereno
O ambiente no escritório do senador eleito Alan Rick (UB) é o mais sereno possível em relação ao relacionamento com o Governo Gladson Cameli (PP). Todos acreditam que as duas lideranças devem caminhar juntas, em um futuro entendimento bom para ambas as partes.
Perde pro PT
O senador Sérgio Petecão (PSD) defende um bom nome para assumir o Dnit no Acre, o do engenheiro Thiago Caetano, mas deve perder a briga. Marcos Alexandre está sendo defendido lá no gabinete do Lula pelo Jorge Viana. Petecão perde essa.
Assombração
Em toda roda no Acre quando o assunto descamba pra ‘ressurreição’ política da ex-senadora Marina Silva (Rede), ao se eleger deputada federal por São Paulo, é inevitável lembrar que ela ajudou a travar o crescimento do Acre. Ambientalista extremista, está voltando a cena para aterrorizar sobretudo o agronegócio.
Ego
João Amoedo acaba de explicar a revista Veja porque votou em Lula. “Queria tirar Bolsonaro”, diz, por divergências com o ex-presidente. Ou seja: está preocupado consigo mesmo. O povo que se lasque.
Sem líder ainda
Líder na legislatura passada, o deputado Pedro Longo (PDT) agora será vice-presidente da Assembleia Legislativa. Para seu lugar nos próximos dois anos, afirma: “ainda não tem um nome”.
Bem na foto
Alguns prefeitos conseguiram pavimentar suas reeleições já nos primeiros dois anos de mandato. Outros precisam iniciar uma nova fase a partir de agora se quiserem obter sucesso em 2024. Na lista dos que vem bem desde o início, José Camilo (sem partido), de Plácido de Castro, Zequinha Lima (PP), de Cruzeiro do Sul, e João Padeiro (PDT), de Bujari.