EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO “Se a gente se unir, o Zequinha é imbatível”, diz deputado eleito Clodoaldo sobre o prefeito de Cruzeiro do Sul
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), será imbatível na disputa pela reeleição em 2024, se o grupo que se elegeu em seu entorno em 2022 para a Assembleia Legislativa se unir. A conjectura é do deputado estadual eleito Clodoaldo Rodrigues (Republicano), o antecessor do atual prefeito que terminou entre os mais votados da região. Além de bem avaliado, Zequinha praticamente não terá adversário à altura, a menos que alguém do grupo resolva romper e, sobretudo, se o ex-prefeito Vagner Sales não entrar na parada, com a filha, a deputada federal Jessica Sales (MDB), que está deixando Brasília agora em fevereiro, depois de dois mandatos consecutivos. Fora isso, o progressista deverá se reeleger, ainda com a fama de ter organizado a vida financeira da prefeitura, ao fazer uma reforma sob a qual precisou cortar na própria carne.
SÃO SEBASTIÃO
O santo padroeiro de Xapuri está dando uma força danada para o prefeito Bira Vasconcelos (PT), desde o dia 11, quando se iniciou o novenário. É gente na cidade comprando e vendendo. E daqui até o dia é que a movimentação é grande.
BAIXO VALOR CIENTÍFICO
Conversei com um experiente dono de instituto de pesquisa. Ele é enfático sobre dados de recente levantamento sobre a disputa pela prefeitura de Rio Branco: tem gente que respondeu a pesquisa sem saber nem o que estava falando.
COM AS NUVENS
Como as coisas mudam na política. Jorge Viana (PT) foi humilhado nas urnas em três eleições seguidas. Pois, hoje, desembarca em Rio Branco para cumprir agenda, como diretor da APEX.
DEPOIS DAS ELEIÇÕES
Direto do gabinete do governador Gladson Cameli (PP) a informação segundo a qual ele só escolherá seu novo líder na Assembleia Legislativa depois da eleição da mesa diretora.
IMBATÍVEIS AGORA
Sobre a avaliação dos prefeitos do interior do Acre, segundo o Data Control, é fático o seguinte: os melhores avaliados, hoje, como Jerry Correia (sem partido), de Assis Brasil, e o de Plácido se Castro, Camilo da Silva (sem partido), não significa que estão com suas reeleições garantidas. Até 2024 o cenário pode mudar. Mas, no momento são imbatíveis.
REFORÇO NA BASE
Ao assumir a cadeira de Emerson Jarude, que se elegeu deputado estadual, em fevereiro, na Câmara Municipal de Rio Branco, João Marcos Luz será um reforço para a base do prefeito Tião Bocalom (PP). É que embora seja do MDB e seu antecessor tenha sido ferrenho opositor ao prefeito, Luz está na estrutura da prefeitura, onde é diretor no RBtrans. Ao contrário, deve inclusive ampliar sua relação com a prefeitura.
BOCALOM CRESCEU
Segundo a pesquisa Data Control, quem melhorou muito sua performance junto a população foi o prefeito Tião Bocalom (PP). Saiu de 16% para 33% de aprovação em um ano. É um adversário a se considerar para qualquer um que cobiça a prefeitura da capital.
DOMÍNIO DOS SÁ
Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus são dois municípios que deverão continuar sob o domínio dos irmãos Sá, sobretudo com a eleição do ex-prefeito de MU, Tanízio Sá (MDB), para a Assembleia Legislativa. Em Santa Rosa, o irmão dele, Tamir (MDB), aparece muito bem avaliado.
AINDA INVISÍVEL
Se tem ou terá participação nesse segundo Governo Gladson, o ex-deputado Ney Amorim, líder do Podemos no Acre, ficará invisível. Não tem quem consiga falar com ele.