EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO: “Uma força política sem precedentes no Acre e no Brasil”, diz Rueda sobre superfederação do União Brasil e PP
O secretário-geral do União Brasil no Acre e presidente do União Brasil Rio Branco, Fabio Rueda, reafirmou à coluna que a superfederação formada entre União Brasil e PP é uma força política sem precedentes no país e no estado. Secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília, o médico e primeiro suplente de deputado federal sabe o que fala. Fabio Rueda teve participação ativa nas eleições de 2024, gerando ainda mais respeito entre políticos locais. Fábio, que é irmão de Antônio de Rueda, presidente nacional do União Brasil, não tem pressa pra falar muito em função do tempo que ainda resta para que essa união seja solidificada no Brasil e no Acre. Por aqui, a rigor, a federação entre as duas siglas tem até uma candidatura natural ao Governo, a de Mailza Assis (PP), atual vice de Cameli. Rueda lembra, também, que o senador Alan Rick, que pleiteia o mesmo cargo, ainda é filiado ao União Brasil. E que isso precisa ser equacionado. Por sorte, diz ele, tem muita água, ainda, para passar por debaixo da ponte coronel Sebastião Dantas, aquela curvada, sobre o Rio Acre. De caso pensado, tudo vai se resolver antes da virada do ano e em 2026, acredita Rueda. Segundo ele, a federação conta com nomes qualificados e comprometidos com o desenvolvimento do Acre.
Capitão Gladson
Nunca é demais lembrar que nas eleições de 2026 todos só espectro da direita no Acre vão precisar do governador Gladson. Mesmo disputando o Senado, ele é quem será o puxador, o capitão. Fico com o colega Astério Moreira: trombar com ele até hoje só deu prejuízo.
Após a esquerda cair
Estive no final de semana com um grande empresário do Acre, entusiasta da ligação do Estado com Pucalpa, no Peru, pelo Juruá. Como toda pessoa com pés no chão, ele também acha que esse progresso só chegará por aqui quando caírem esses governos de esquerda no Brasil.
Lealdade
“Eu sou Gladson Cameli. Sou leal a quem é leal comigo”. Do deputado estadual Tanizio Sá, do MDB. Pelo que diz, se preciso for, muda até de partido para apoiar a candidatura do governador ao Senado, em 2026.
Apressados
Vejo muita pressa em alguns ao acharem que o prefeito Tião Bocalom (PL) estaria ficando fora de qualquer jogo político em função do desgaste nesse início de segundo mandato. É melhor ter prudência e asperar o final deste verão.
Ovo da serpente
Se alguém compara a esquerda do Acre a uma serpente, eu sugeriria que esta tem um ovo, o vereador por Rio Branco André Kamai, do PT. Esqueçam Jorge Viana e outros crocodilos que mandaram no Acre nas décadas passadas. Se os canhotos reaparecerem será via esse rapaz, de fala mansa, com muito conteúdo. Em cinco meses tem se mostrado um contundente parlamentar.
Narrativa
É brochante assistir gente dita inteligente embarcando nessa narrativa de golpe no Brasil, seguindo uma trilha traçada pela esquerda para tentar sustentar um governo que já morreu, o de Lula.
Cada uma
Certamente a notícia mais prosaica da semana passada no Acre foi a estada, por aqui, do extremista de esquerda Glauber Braga, aquele deputado federal pelo PSol do Rio de Janeiro que deve perder o mandato por ter expulsado da Câmara, com um chute no traseiro, um sujeito que disse não pra ele. Disse que anda juntando forças pelo país para fazer um levantei contra sua cassação, mas olha! A depender do número de expectadores, ele já pode tirar o paletó e voltar pra casa.
Prós e contras
O vereador Eber Machado (MDB), lógico, tem público para seus vídeos a lá ‘Tio do biscoito’. Todas as postagens dele alcançam, no mínimo, vinte curtidas. Mas é verdade, também, que ele está servindo de chacota à beça. Tem é que guardar dinheiro se quiser voltar pra Assembleia Legislativa. Por vídeo, por enquanto, só Bolsonaro conseguiu.
Escabreado
Conversei muito com a Bebe Damasceno, mãe do prefeito de Tarauacá, o médico Rodrigo. Diz ela que ele está escabreado, fazendo tudo dentro das quatro linhas, tirando lições da gestão passada. O objetivo é concluir a gestão com sucesso.
Queria fama
Leandro Feitosa, secretário de Agricultura da prefeitura de Tarauacá, queria virar meme, só pode, e conseguiu, ao postar um vídeo lambendo os beiços. Viralizou. E olhe que essa pasta geralmente é comandada por capa gato, bota suja, jeca tatu…
Marina no jogo do Acre
Em sua estada aqui no Acre, semana passada, a ministra Marina Silva foi convidada a participar de uma reunião meio a portas fechadas a convite de partidos como Rede, PV, PCB, PSOL, PT e até PSD, do senador Sérgio Petecão, ocasião em que ela foi abastecida com assuntos bem internos daqui. Mesmo não sendo mais domiciliada eleitoralmente em seu Estado natal, a deputada federal por São Paulo embarcou de volta com uma ideia na cabeça sobre como agir em Brasília para ajudar a desmantelar o atual grupo que está no poder por aqui. A esquerda está babando de sede para voltar a governar.