EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Voz da experiência do ex-deputado Luizim Hassem: “Se Everton Soares não se aliar a Dorzila, Sérgio se reelege”
O ex-deputado e ex-prefeito Luizim Hassem é doutor em política, sobretudo em relação ao Alto Acre. Luizim é um daqueles gurus da velha política que nenhuma faculdade de ciências supera. Na opinião dele, os partidos que compõem o atual governo deram ‘ratadas’ em boa parte do interior, podendo colher resultados negativos em outubro. Faltou habilidade para se repetir 2018 e 2022. Luizim acredita estarem no caminho certo na capital, depois da união dos partidos mais a direita em favor da reeleição do prefeito Tião Bocalom (PL). Não enxerga derrota na empreitada desse ano em Rio Branco, embora reconheça a força do adversário, o petistaemedebista Marcus Alexandre. Com sua experiência regional, não dispensa críticas mais duras a seus correligionarios do município onde mora desde que nasceu, Epitaciolândia, o primo rico de Brasiléia. “Aqui, se não unir as candidaturas de Daniel Dorzila (PSDB) e Everton Soares (PP), o Delegado Sérgio Lopes (Republicano) se reelege”, alfineta.
Faltou habilidade
Um assessor do secretário de agricultura Luiz Tchê me disse que faltou habilidade política aos assessores do prefeito Tião Bocalom (PL), ao não fazer um convite à Secretaria de Agricultura do Estado para o Festival da Macaxeira.
PSDB demorou
“Eu não me adiantei para o fechamento dessa aliança porque não podia passar por cima da executiva municipal”. Do deputado Luiz Gonzaga ao explicar a demora do PSDB em anunciar apoio à reeleição do prefeito Tião Bocalom (PL).
Precisa do PP
Em Capixaba o menos informado de política sabe que se o prefeito Manoel Maia (Republicano) não se reelege se não unir com o PP. Sara Frank, do MDB, vai acabar virando prefeita.
Nega
O ex-deputado Jenilson Leite, presidente do PSB, negou que tenha desistido da aliança com Marcus Alexandre (MDB) em função do senador Sergio Petecão (PSD) ja ter sacramentado sua mulher, Marfisa, como vice na chapa. Na verdade, segundo ele, a direção nacional chamou eles em Sao Paulo para provavelmente seguir outra direção. “Assim que for decidido, te mando informações”, disse. E descartou a possibilidade de voltar a conversar com o MDB.
Feijó
Claudio Braga deve ganhar a eleição em Feijo em razão da própria experiencia e de quem vai estar em seu entorno. Braga é candidato do prefeito Kiefer Cavalcante (PP) e todos os aliados do Governo na região. Por essa razão dificilmente perdera, me disse um experiente político da região.
Volta do PT
Em uma roda cujo assunto era politica no terceiro andar da Assembleia Legislativa, se discutia se o PT volta a cena em 2026. Por unanimidade, foi cravado: so se Marcis Alexandre virar prefeito de Rio Branco. Concordei também.
Nem com dinheiro
Me mostraram alguns numeros ontem os quais me fizeram chegar a seguinte conclusão: os adversários podem derramar dinheiro nas ruas no dia da eleição que ainda assim vao perder para o prefeito Camilo da Silva (PP) em Plácido de Castro.
Sobre o poder
Um dos homens mais inteligentes da politica no Acre, Narciso Mendes foi convidado a discursar no aniversário do entao governador Romildo Magalhaes, em seu ultimo ano de governo, 1994. Narciso pegou o microfone e fez um desafio: Todos os presentes estao convidados para p aniversário do Romildo ano que vem. Passaram-se 30 anos e nenhum daqueles presentes festejou mais nenhum dos aniversários de Magalhaes. Lição: os amigos do poder so o sao ate o ultimo dia do mandato.
Reflexão
“Guarda o que tens pra que ninguem tome tua coroa”. Apocalipse 3:11