Connect with us

ENILSON AMORIM

Vamos falar sobre cultura?

Avatar

Publicado

em

Enilson Amorim

Estamos iniciando nossa coluna cujo espaço visa levar as notícias do seguimento cultural no Estado do Acre e no Brasil. Aos amantes das artes já mandamos avisar que teremos muitas novidades pela frente, afinal de contas nossa cultura brasileira é divina.


LITERATURA
A Academia Acreana de Letras (AAL) planeja na segunda semana de maio, um ciclo de palestras cujas temáticas serão voltadas para a literatura brasileira e acreana. As palestras que serão mediadas pelas professoras doutoras Maria José Bezerra e Luísa Galvão Lessa Karlberg, terão duração de 40 minutos e contará com a participação dos internautas. Aos amantes da literatura é uma excelente pedida. A Academia Acreana de Letras, iniciou o ano Acadêmico de 2021 com uma sessão solene de louvor e saudade (Panegírico) em homenagem ao escritor Geraldo Brasil.


CINEMA
A Associação Acreana de Cinema-ASACINE já está publicando nas redes sociais e outras mídias de notícias o link das inscrições para o XII Festival Acreano de Vídeos-2021 e para o FestCineMulher. O regulamento das inscrições está sendo organizado pelo cineasta Adalberto Queiroz e demais membros da comissão de organização do Festival que promete fazer um grande sucesso em nosso Estado. O evento está sendo financiado pelo Lei Aldir Blanc Governo Federal, Fundação Elias Mansour (FEM) e Governo do Acre.


AJAL EM FESTA
A Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) está fazendo seu sexto ano de fundação e seus brilhantes escritores estão planejado uma sequencia de programação voltados ao seguimento literário. Ao seu Presidente Jackson Viana, e a seus lindos acadêmicos, desejamos vida longa para a instituição e que ela continue seguindo com muito sucesso e inúmeras conquistas.


LANÇAMENTO
O cartunista Enilson Amorim, lançou dia 19 de abril às 10 horas da manhã na Livraria Paim, a segunda edição do livro infantil “Clarinha e o Boto” pela editora da Universidade Federal do Acre – Edufac. A obra foi financiada pelo Lei Aldir Blanc, Governo Federal através da Fundação Elias Mansour (FEM) e do Governo do Acre. O lançamento contou com a poio da Livraria Paim e da Academia Acreana de Letras (AAL).


A obra narra a história de um pescador chamado José que tem sua filha raptada pelo Boto, figura lendária que habita nas profundezas do Rio Acre. No conto de Amorim, o pescador sofre com a ausência da filha, pelo fato do mesmo ter praticado uma pescaria de forma predatória, ou seja, na época da reprodução dos peixes. Em desespero, o velho pescador busca a ajuda da Sereia Iara para solucionar o problema.

“A história produzida por nosso confrade é repleta de magia e encanto, fruto da criação de um artista plural que nos orgulha em cada texto e desenho produzido”, comentou a Presidente da Academia Acreana de Letras a professora Drª. Luísa Galvão Lessa Karlberg.


“Na narrativa lendária de Enilson Amorim, encontramos uma maneira mais lúdica, alegre e colorida para que nossas crianças possam conhecer e compreender com bastante precisão nosso folclore local, sobretudo sua importância dentro do universo infantil, fazendo todos nós viajarmos nos tempos de nossos avós, que nas noites escuras dos seringais, nos contavam as lendas e mitos dos povos da floresta”, finalizou Matheus Gomes, representante da Fundação Elias Mansour (FEM) durante o lançamento do livro.

Vale ressaltar que o livro “Clarinha e o Boto” é dedicado ao escritor Claudemir Mesquita considerado pelo artista Enilson Amorim um “Homem Boto”, por ter dedicado parte de sua vida, na preservação de nossos mananciais de águas principalmente o tão sofrido Rio Acre.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas