Connect with us

COLUNAS

COLUNA DO EVANDRO “Os números dizem que estou certo”, diz Gladson

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) fez um sincero desabafo à coluna em relação a pancadaria despachada pra cima dele pelo próprio vice, Major Rocha (PSL), e por apoiadores do senador Sérgio Petecão (PSD), que, a rigor, nunca se manifesta. “Os números dizem que estou certo. Enquanto os números disserem isso eu vou seguindo meu caminho”, disse Cameli.

Sobre o vice
“O que eu fiz de ruim pra esse homem? Ele teve todos os cargos que nenhum vice nunca teve. Eu comprava um carro para meu gabinete e outro pro gabinete dele. De repetente o homem se levanta contra”.

Sobre Petecão
“Deveria se manifestar. Ao invés disso as pessoas ligadas a ele é que falam pelas redes sociais. Não tenho como manter um povo desse no meu governo”.

Educação
Com relação a secretaria de Educação, o governador disse o seguinte: “Não vou condenar o Mauro (Sérgio Cruz, secretário). Demitir ele assim, a queima roupa é julgar, é queimar ele. Se eu substituir ele é por questão política”.

Os números
Quando diz que os números lhe dão razão, Gladson Cameli se confia em países do Data Control, único instituto que acertou as últimas cinco eleições no Acre. Além do mais, diz Cameli: “Não vou fazer pesquisa que minta pra mim mesmo”.

Começou a disputa
O certo é que a disputa de 2022 começou bem antes do esperado. De um lado o governador, do outro o senador Sérgio Petecão (PSD), que vai usar a tática do desgaste através de um mantra dele desde que ainda era aliado de Cameli, que é chamar o governador de mentiroso.

PT ainda fora
Esse confronto entre Gladson e Petecão seria uma maravilha para o PT se não fosse o desgaste. Por enquanto os petistas ainda vão apenas assistir o confronto em 2022, segundo o que dizem as pesquisas.

Trunfo
O governador Gladson Cameli tem dois trunfos para usar até as eleições. Um é seu desejo de juntar velhos guerreiros da oposição, o que já está fazendo em silêncio; o outro são as obras que vai colocar pra andar nos próximos meses. Isso sem contar o apoio que tem pela forma como tem conduzido a pandemia.

MDB vem desfalcado
Ex-deputado estadual e federal pelo MDB, João Correia disse à coluna que o partido de fato aderiu ao governo, mas isso ocorreu com voto vencido dele. “Fui contra”, revela. Além de João, o MDB entra no governo sem o deputado estadual Roberto Duarte, sem o prefeito Mazinho Serafim, de Sena Madureira, e sem Vagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul.

Pode mudar
Tem uma frase interessante do João Correia no final de nossa entrevista que precisa ser grigafa, em relação a lista de quem, no MDB, não vai aderir o governo: “Pode diminuir ou aumentar com o afluxo de descontentes”.

Vice do Alto Acre
Há um movimento em Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri, para que a região indique um vice nas chapas de governo em 2022. As lideranças acham que chegou a hora.

Nome forte
Entre os nomes do Alto Acre mais badalados para ser apresentado como vice é o da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT). Ela se reelegeu com boa votação e os números dizem que ela é a liderança emergente de lá.

Caminho de volta
Ex-prefeito de Rio Branco, o engenheiro Marcus Alexandre (PT) deverá puxar a chapa de estadual do partido. Se elege fácil e inicia, por aí, o caminho de volta para a prefeitura da capital.

Lembrado no churrasco
O nome de Marcus Alexandre foi lembrado durante um churrasco nesta terça a noite, onde havia entre as poucas pessoas, dois socialistas ligados a à Frente Popular. Segundo eles, Marcus foi orientado várias vezes a disputar o governo, em 2018, por outro partido, que não fosse o PT. Ele não saiu, nem vai sair, garantem os sindicalistas.

Desambientado
Tião Bocalom, embora seja filiado ainda ao Progressistas, participou, sem ambiente, da festa da última segunda, pela volta do governador Gladson Cameli, afastado desde a campanha de 2020. Quando perguntei se queria falar sobre o retorno do correligionário, Bocalom não titubeou: “Ele não me apoiou. Não tenho o que falar”.
Sem ambiente, Bocalom foi embora antes do tempo.

Tratamento elegante
O governador Gladson Cameli também não foi deselegante com Bocalom na festa do Progressistas. “Eu não esperava outra reação dele. Não o apoiei”, limitou-se a dizer.

Parceria institucional
Quanto a relação Gladson/Bocalom, o governador diz que vai apenas cumprir seu papel de ajudar a prefeitura. “Vou ser parceiro da prefeitura enquanto durar meu governo”, disse Cameli.

Demissões no governo
Ninguém vai ser demitido do governo a queima-roupa, acabei de saber. Também tem um detalhe: só vai ficar quem, de fato, estiver comprometido com o governo em todos os sentidos.

Cabos eleitorais
Dos três vereadores do Progressistas em Rio Branco, N. Lima, Samir Bestene e Rutenio Sá, apenas esse último pode disputar a eleição em 2022. Samir vai ajudar na reeleição do pai, o deputado José Bestene, e Lima vai ser cabo eleitoral do filho, deputado Whendy Lima.

Continuar lendo

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO: Irmãos vão deixar o Podemos porque não cabe eles e Ney Amorim na mesma sigla

Publicado

em

Os irmãos Raimundinho da Saúde, ex-deputado, e Railson Correia, ex-vereador de Rio Branco, devem deixar o Podemos nas próximas horas ou dias. Lideranças na Baixada da Sobral e com o ex-deputado se preparando para disputar a eleição em 2022, eles admitem que na sigla não cabe eles e Amorim, que também tem grande influência na mesma região. Mesmo com Ney disputando para federal.

Ópera bufa

Muito interessante as manifestações de políticos sobre a operação do Ministério da Agricultura na fazenda do Jorge Moura. Terminou em uma ópera bufa, um show de hipocrisia.

Disputa para federal

Ex-vereador, o médico Carlos Beirute, que controla uma clínica, a Santa Lúcia, e um dos hospitais privados mais completos do Acre, a Pronto Clínica, está sendo convencido a entrar de sola nas eleições de 2022. Quando nada, que lance sua esposa, dona Ana, deputada federal. Beirute pode porque ao longo das últimas três décadas não parou de fazer política, ajudando as pessoas.

Rompimento

Fontes da coluna informam que a parceria entre as Câmara (ex-deputada Antônia Lúcia e Gabriela Câmara) e a igreja Assembleia de Deus Madureira, mais especificamente com o pastor e deputado estadual Wagner Felipe (PL), estaria encerrada. Antônia e Gabriela, que elegeram Wagner em 2018, devem disputar as eleições em 2022 com a mãe para federal e a filha estadual.

Gabriela nega

A quase vereadora Gabriela Câmara, quinta mais votada em Rio Branco nas eleições de 2020, mas sem um mandato por falta de coeficiente de seu partido, disse desconhecer o fim da parceria com o pessoal da igreja Madureira. “Amigo a única informação que eu tenho é que a missionária Antônia Lúcia tem uma aliança inquebrável com os presidentes nacionais da Madureira e no Acre, Pastor Valter e Cida Moura, e consequentemente Pastor Wagner”, disse ela.

Sonho do Senado

Deputada federal Vanda Milani (SD), convencida a realizar seu sonho, o de disputar o Senado, continua correndo, como sugeriu o governador Gladson, para se viabilizar. Nessa mesma pegada está o também deputado federal Alan Rick (DEM), interessado em brigar por essa única cadeira no Senado em 2022.

Adversária a altura

O único problema de Vanda Milani, Alan Rick e Mailza Gomes, é que eles acabam de ser colocados diante de uma adversária de peso dentro do grupo, a Márcia Bittar, que além de ser ex-esposa do senador Márcio Bittar, seu principal apoiador, tem brilho próprio e está percorrendo o Acre de ponta a ponta.

Disputa de gigantes

É uma das maiores disputas por apenas uma cadeira no Senado na história do Acre pós emancipação política. Além de Márcia Bittar, Vanda Milani, Alan Rick e a própria senadora Mailza Gomes (Progressistas), ainda tem chances de vir para o grupo a deputada federal Jéssica Sales (MDB), cujo objetivo também é disputar o Senado.

Na esquerda

Claro que disputar o Senado dentro da chapa do governador Gladson Cameli, favorito na disputa pelo governo, é uma rica oportunidade, mas não custa lembrar que do lado da esquerda haverá um grupo forte querendo a mesma cadeira. Além de Jorge Viana (PT), tem o Sanderson Moura, do PSOL, e o policial Civil Leandro Costa, do Cidadania.

Diretor certo

Coronel Ulysses Araújo é o novo diretor da secretaria de Justiça e Segurança Pública. Ninguém vai questionar a nomeação, publicada no Diário Oficial desta quinta, 17, pela bagagem curricular do Ulisses.

Volta do Dindim

Dindim Pinheiro, ex-prefeito de Feijó, quer voltar à política, depois de ter se afastado totalmente em 2016. Está aguardando um telefonema do governador para cair em campo, me disse.

Elogio

A despeito de Feijó, o Weber Gonçalves, líder nas redes sociais, chegou ontem do município elogiando o prefeito Kiefer Cavalcante (Progressistas). “As ruas de Feijó estão um tapete”, diz.

Pronto. É o que o povo quer de um prefeito: rua sem buraco. Somente.

IPVA

Ao elastecer prazos até dezembro para pagamento de impostos como o IPVA, o governador Gladson Cameli subiu ainda mais seu conceito junto aqueles que acham a gestão dele ante à pandemia mais que positiva.

Emenda do Viga

Com relação ao pagamento do IPVA ter sido espichado para dezembro, há que se reconhecer a emenda do deputado Chico Viga (sem partido), uma vez que a primeira versão do projeto era um prazo até junho.

Prazo dos sonhos

Com quase todo mundo enrolado financeiramente devido a pandemia, essa decisão do governador de deixar os pagamentos de impostos para até dezembro foi um presente de Natal antecipado.

Senador do Petecão

Ainda sobre a disputa do Senado em 2022, resta saber quem será o candidato na chapa do senador Sérgio Petecão (PSD), que disputará o Governo. Vários convites foram disparados, mas o trato mais firme é com a deputada Jéssica Sales, caso o pai dela, Vagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, não se acerte com o governador Cameli.

Saem ou não?

As informações quentinhas asseguram que três prefeitos do PT (Fernanda Hassem, Brasileia, Jerry Correia, Assis Brasil, e Isaac Lima, Mâncio Lima) deixam a sigla para apoiar a reeleição de Gladson Cameli. O presidente do PT, Cesário Campelo Braga, garante que eles não saem. Vamos ver quem desce primeiro desse galamacho.

Continuar lendo

RUBEDNA BRAGA

Coluna da Rubedna Braga

Publicado

em

 A atual presidente do Sindicato dos Servidores da Educação, Rosana Nascimento foi reeleita com expressiva diferença de votos contra seu opositor Manoel Lima. Terá mais quatro anos de luta representando e bem, os servidores da Educação.

Ainda é tempo de parabenizar a querida amiga Nadja Farias por mais uma volta ao redor do sol. Ela, que deixou um legado de amigos aqui em Rio Branco, quando de sua passagem trabalhando vários anos como diretora da TV Rio Branco, só conquistou grandes amizades. Alegre e descontraída ela reuniu um grupo seleto de familiares e amigos em torno de seu aniversário em Santa Catarina, onde reside e trabalha.

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) ajuizará processo contra o governo do Estado para cobrar a contratação de profissionais por meio de concurso público efetivo. O motivo é a possibilidade de colapso dos hospitais do Estado por falta de médicos.

Boticário reforça que o amor é tudo!

Amar é mágico. Simples e complexo, provoca transformações e salva.

Cheio de definições, cantado em prosa e verso, o amor não tem explicação Amor é sempre amor. A temática, que reforça o posicionamento da marca, está na nova campanha do Dia dos Namorados de 2021 do Boticário, criada em parceria com a AlmapBBDO.

Entre os casais presentes na campanha estão Victor e Douglas, que protagonizaram um emocionante pedido de casamento durante as gravações, enquanto fora do set recebem xingamentos na rua ao andar de mãos dadas. Também participam Leonor e Álvaro, que estão juntos há 57 anos em uma relação que comprova que o amor não tem prazo de validade, mas tem que lidar com olhares de estranheza quando se beijam em público.

Toda forma de amor

A trilha sonora do filme, embalada por “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos, dá o tom de evolução a uma história iniciada pela marca em 2015, quando O Boticário foi um dos pioneiros a levar para a TV uma campanha de Dia dos Namorados que levou a sociedade a refletir sobre uma mudança de comportamento, tratando em rede nacional temáticas como orientação sexual, questão racial e inclusão de grupos minoritários

Além de um grande filme de 30 segundos, veiculado na TV e no digital, a campanha envolve três emocionantes filmetes de 15 segundos que contam a história dos casais pela visão de seus familiares retratando o mais puro dos sentimentos, que é o amor.

Duas lindas e grandes mulheres: Na foto a primeira dama do Estado senhora Ana Paula Cameli em visita a secretária de Educação Socorro Neri. Na pauta um dos cursos de grande valia Maria da Penha Vai à Escola, que já está presente como um módulo dentro da formação dos profissionais de Educação, e que levará às equipes gestoras informações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Aniversário desta linda mulher! Sempre com um belo sorriso, Claudete Salvatierra é dona de uma personalidade forte e de muitos amigos. Aqui em Rio Branco, quando ao lado de seu marido o médico Armando Salvatierra deixou muitas saudades. Parabéns.!

Prefeito Tião Bocalom comemorou seu aniversário com os outros servidores do mês de abril e maio, nos jardins da prefeitura.  Governador Gladson Cameli, mesmo estando no interior do Estado, fez questão de enviar um mimo para o aniversariante que foi entregue pela elegante Laura Jordão que se fez acompanhada da Samara Martins e Leslie Vargas. Muito elegante da parte do governador, um gentleman!

Os aniversariantes do mês de abril e maio.

ENLACE MATRIMONIAL

O pecuarista e secretário municipal da Safra Eracides Caitano de Souza oficializou no último dia 12, Dia dos Namorados, o casamento religioso com a sua eterna namorada Izabel Martins. O casamento civil se deu no dia 18 de maio. A cerimônia religiosa aconteceu na residência do casal no bairro Tucumã, para poucos familiares e amigos.

O prefeito e amigo do casal Tião Bocalom fez questão de parabenizar e compartilhar desse momento tão especial para Eracides e Izabel.

Entre os convidados estava o bacharel em direito Ítalo Facundo e a advogada Thais América.

Os noivos Izabel e Eracides com os amigos Thaís América, João Marcos e Valtin Silva.

Dia dos Namorados eles passaram o dia assim: Sempre juntinhos e apaixonados! Parabéns Socorro e Quincas Medeiros.

Gente fina é outra coisa: Os amigos, o médico José Mendanha e Socorro Brito comemorando o Dia dos Namorados em um dos melhores points de Goiânia.

Um dos casais mais bacanas da cidade o juiz de Direito Giordane Dourado e sua linda Claudia Pinho Dourado comemoraram o Dia dos Namorados com amor e muiiiita alegria, parabéns, parabéns!

Felicidades sempre ao casal Romildo e Rosinha Magalhães. Pela mesa dá para se ter uma ideia do bom gosto da amiga.

Que fofooooo! Denis e Kelly Kley Saldanha em Santa Catarina comemorando bodas de opala e Dia dos Namorados. Parabéns amigos!!!

FATOS & BOATOS

# Atenção, nossa Maricota Serelepe anda todinha entrosada com os políticos. Dizem que já pensa até numa possível candidatura para as próximas eleições!

# Bom, tem cacife e a benção de um certo poderoso…pois bem!

# Aniversário da linda Mariane Lavocat foi em ritmo junino para um pequeno grupo selecionado de amigos. Muito bom!

# Cheff Sueli foi a responsável pelo menu do jantar do Dia dos Namorados do Gran Reserva. Show!

# Gente tem pessoas que nem passando pela socila (Curso de Etiqueta Social)! Educação passou longe.

# Ao ir num evento seja ele qual for, coma o suficiente para que não saia levando aquele tradicional “pratinho”, além de deselegante, pega feio. Está dada a dica!

# A primeira governadora do Brasil Iolanda Lima, fez ontem uma visita a prefeitura municipal de Rio Branco, onde foi recebida pelo secretário da Casa Civil senhor Waltin Silva.

#  Enquanto isso MPAC requisita inquérito policial para apurar apologia ao nazismo em perfil de rede social.

# A solicitação foi feita pelo promotor de Justiça Ildon Maximiano, que encaminhou ao delegado de Polícia Civil Vinícius de Almeida notícia-crime referente à prática de delito decorrente da veiculação na rede social de imagem alusiva ao nazismo, acompanhada de um levantamento com dados do responsável.

# Bom que se diga que esse fato é de um morador residente em Cruzeiro do Sul.

 # super-romântico o jantar do Dia dos Namorados que aconteceu nos Jardins Guest House, um lugar aconchegante e aprazível. O som, sob o comando de Chris Guto e Luka Pontes com repertório pra lá de especial. De quebra aquela temperatura agradabilíssima para uns abraços, um bom vinho e muito amor.

# A Salurtiana Tupiniquim gastou uma grana preta para preparar o jantar de seu love mais acabou comendo sozinha! O caviar, com frutos do mar e um bom vinho ela teve que degustar com as amigas no domingo. Acorda Alice!

#  Amiga Socorro e Sérgio Solto comemoraram em grande estilo o Dia dos Namorados em sua aprazível residência. O cantor e poeta fez questão de preparar o menu para a sua amada. Gente fina é outra coisa.

#  A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), não tem descuidado das áreas mais carentes da capital.

#  Exemplo disso o serviço que estão sendo executado nos ramais Panorama, Barro Alto, ramal do Joca, Benfica entre outros. Sempre em parceira com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

# A partir de hoje a Praça do Seringueiro sedia a Exposição A Trajetória da Aviação no Acre. Além de outras coisas, é possível ver uma réplica do F-39 Gripen. Super interessante.

#  Um certo restaurante da cidade nem bem inaugurou e já é motivo de reclamação por parte de sua vizinhança. Muita aglomeração e som nas alturas… não pode!

# Uma bom fim de tarde e um ótimo feriado.

Continuar lendo

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO: Filho de Edmundo Pinto pode disputar para federal ou até uma majoritária em 2022

Publicado

em

O ex-vereador por Rio Branco, Rodrigo Pinto, filho do governador Edmundo Pinto, assassinado em 1992, pode disputar as eleições em 2022 para deputado federal ou até encarar uma candidatura majoritária, segundo admitiu à coluna. O partido ele escolheu cedo, o PSL, presidido no Acre pelo Pedro Valério, que quer aproveitar Pinto, com o espólio do pai, para valorizar sua chapa.

Troca com os árabes

Rodrigo Pinto está morando em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, há quase uma década, para onde foi recompor sua vida, afetada pela desventura de ter perdido um pai que era um fenômeno político, com ambos ainda muitos jovens. Com os árabes, para quem emprestou seus dotes nas artes marciais, Rodrigo diz ter aprendido a ser realista distante das desventuras da vida. Eles são frios diante da morte, das adversidades. É isso que quer trazer para a política do Acre, agora bem mais maduro.

Aposta errada

Pretendentes a candidaturas majoritárias no Acre, entre eles o advogado Sanderson Moura, esse disposto a disputar o Senado pelo PSOL, estão apostando no antibolsonarismo. Podem até conseguir muita coisa, mas não o suficiente para alcançarem seus objetivos. Bolsonaro deve, inclusive, se reeleger. O presidente fala e faz bobagens, mas foi o que o Brasil conseguiu para frear a gatunagem dos clãs que dominam a política brasileira há 40 anos.

Bittar tem lado

A esquerda começa, também, a vomitar sobre a cabeça do senador Márcio Bittar (MDB) nas redes por razões óbvias: ele assumiu o bolsonarismo, sem nenhum receio. Atitude mais digna do que a de quem fica em cima do muro.

Na memória

Quanto às reuniões das lideranças petistas do Acre na tentativa de ressurgirem em 2022, Márcio Bittar foi direto: “O povo não esqueceu o que esse povo fez com nosso país e com o Acre. Gladson se reelege no primeiro turno e Bolsonaro ganha a eleição também”.

Empreendedores

Os irmãos Raimundinho da Saúde e Railson Correia, um ex-deputado, o outro ex-vereador, aproveitaram seus mandatos para continuarem líderes na Baixada da Sobral. Agora líderes em empreendimentos. Eles investiram em clínicas hospitalares e mais recentemente em uma grande oficina de troca de óleo e balanceamento de veículos. Fizeram o certo.

Grande novidade

Tem uma grande engenharia política em andamento. Vai deixar nego de boca aberta e potencializar a reeleição do governador Gladson Cameli. Questão de tempo.

Racha nos Santiago

Na família Santiago, em 2022, há grande chance de sair mais de um candidato pela primeira vez na história. Uma dessas candidaturas é a da vereadora Michele Melo (PDT) a deputada estadual. A outra ainda será anunciada.

Bairristas

Numa roda onde estão cruzeirenses, ninguém de fora pode criticar o governador Gladson Cameli (Progressistas). Só eles podem. Em 2022, pelo visto, os juruaenses vem em peso de novo com ele.

Comemoração

O vereador Emerson Jarude (MDB) está comemorando nas redes sociais a vacinação programada pela prefeitura de Rio Branco para acontecer no sábado e domingo no ginásio do Sesi, para pessoas acima de 40 anos.

Federal

Coronel PM da reserva, Ulisses Araújo é um dos nomes do PSL para deputado federal. E foi o primeiro a anunciar apoio à candidatura da ex-mulher de Márcio Bittar, Márcia Espinosa, ao Senado. Foi mais ligeiro que o presidente Pedro Valério, um bitarista de carteirinha desde as eleições passadas e que também vai disputar para federal.

Sumiu

Meu colega jornalista Rogério Wenceslau, que já foi referência em programas de entrevistas na imprensa do Acre, disputou as eleições de 2020 para vereador e, em seguida, desapareceu.

Idaf

Aprovados em concurso do Estado para o Idaf estão cobrando o governador Gladson Cameli para serem chamados. Alegam que o órgão está deficitário em mão de obra profissional.

Longa espera

Sem esperança de assumir mais uma cadeira na Assembleia Legislativa, o primeiro suplente do PDT, Gemil Júnior, já está praticamente decidindo por não mais militar na política. Vai cuidar do ministério de louvor da IBB.

Não cai

A esquerda tem jogado a isca para pegar o governador Gladson Cameli em movimentos grevistas. Não adiantou. Ele detona os espíritos mais exaltados ao entrar no meio dos protestos para mostrar a realidade econômica.

Chapa pronta

O Partido Cidadania já está com sua chapa majoritária pronta para 2022. Vai de David Hall para governador e Leandro Costa senador. Eles aproveitaram o feriado de aniversário do Estado para fecharem essa questão.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas