Connect with us

COLUNAS

O consórcio para derrubar o Gladson

Publicado

em

A antiga oposição, hoje no poder, pode estar desperdiçando a oportunidade ímpar de ficar, senão 20 anos, como a Frente Popular ficou, mas uns 12 anos, folgados, mandando em tudo, revezando governo, senado… Mas o que se desenha foge cada vez mais desse panorama. As razões para tão pessimista conjectura é que os acontecimentos ultrapassam as obviedades. Ao invés de unir, juntar, consolidar, solidificar, o time que ganhou em 2018 está se despedaçando, como bolo em fim de festa. Não precisa ser cientista político para enxergar essa realidade, porque a notícia se espalha como a praga em função da indiscrição dos atores.

O levante é típico de egos inflados e, por isso, o atropelo é geral.
A política se repete desde que os Gregos a criaram, por volta de seis séculos antes de Cristo. Um grupo cai enquanto o rival sobe. É normal o revezamento, mas antecipa-lo não é razoável e nunca foi corriqueiro ao longo da história.

Poucos governos caíram muito cedo. No Acre, a antiga oposição parece interessada em bater esse vergonhoso recorde. Conspira contra si mesma. Desde cedo se consórciou para derrubar seu próprio líder, o governador. Está incomdada, pelo visto, com o sorrisão dele, com a popularidade adquirida por meio de um esforço quase sobrenatural, porque não existem outras razões, pelo menos capazes de ser enxergadas a olho nu.

Ao estabelecer esse consórcio do mal para derrubar um aliado, cujo nome foi usado em 2018 para romper a capitania hereditária de uma família – nenhum outro tinha chance -, os conspiradores parecem nem se dar conta da armadilha contra si próprios. Não se sabe se de propósito ou inocentemente, mas estão acordando, ressuscitando, recolocando no jogo um inimigo tão bem abatido cujo ressurgimento era improvável, a esquerda acreana com seu orquestrador, o PT.

Antes da eleição para prefeito, em 2020, um dirigente da antiga Frente Popular admitiu a este repórter estar ciente da distância entre eles e uma outra vez no poder, dadas as circunstâncias. Além dos números de pesquisas, me disse o sujeito: “nossa maior liderança (Jorge Viana) não pode dar mais nem opinião. É só ele se manifestar nas redes sociais que vem às críticas pra cima dele em formas bem agressivas”. Menos de seis meses depois de ouvir isso, o mesmo dirigente tem outra visão, bem menos pessimista. A antiga oposição, segundo ele, tem recolocado a esquerda em situação de sentido bem antes do esperado. Já se fala até em candiatura ao governo, ao invés de uma parceria com o senador Sérgio Petecão, como se projetava há alguns meses.

Estou escrevendo aqui de Assis Brasil, onde aconteceu um macabro avant premiê em 2020 daquilo que pode suceder a nível de Estado em 2022. Por essas bandas, PSDB e PSD, que estavam no poder, sofreram da mesma vertigem, dado a seus egos inflados. O vice do prefeito Zum Barbosa, conhecido por aqui como Zé do Posto, do PSD, decidiu que era sua hora de virar prefeito.

Ninguém conseguiu demove-lo da estapafúrdia idéia. Resultado: disputou com o Zum e perderam os dois. Para quem eles perderam? Para o Professor Jerry, do PT, um concorrente que chegou a pensar até em desistir da disputa pela elementar razão da rejeição de seu partido. Caso não se renda aos seus caprichos e egos inflados, os “aliados” conspiradores do governador Gladson Cameli e seu consórcio vão ficar desempregados bem antes do tempo previsto.

Evandro Cordeiro é jornalista e colunista

Continuar lendo

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO: Se não bastasse o já extenso número de candidatos a Senador para 2022, o PSOL tem dois

Publicado

em

Ao menos seis candidatos fortes devem disputar o Senado em 2022. Será a eleição com mais candidatos para esse cargo na história do Acre. E se isso não bastasse, o PSOL tem dois pretendentes. Do ponto de vista de bagagem acadêmica, um pelo outro não faz diferença, porque um é o advogado Sanderson Moura e o outro é o professor universitário Fortunato Martins, cientista político. O grupo deles garante que não segue o PT desta vez. Ou seja: não vão abrir mão dessa disputa ano que vem. Só que um dos dois vai precisar abrir, pelo menos segundo o bom senso.

Equipe da reeleição

Como antecipou essa coluna uma semana antes, o ex-chefe da Casa Civil da prefeitura de Rio Branco, Artur Neto, acabou nomeado esta semana pelo governo. Deverá estar na equipe do Alysson Bestene, que vai cuidar da reeleição. E ele é bom nisso.

Voz fina

Na reunião dessa semana entre partidos de oposição, coordenada pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), ninguém alterou a voz, como na época de hegemonia da Frente Popular. Sem poder até a voz afina. E isso vale para quem está no poder agora também.

Gladson no controle

Dia 28 próximo tem pagamento do Estado e metade do decimo terceiro. Uma demonstração do controle que o governador Cameli mantém sobre a economia do Estado, mesmo diante da pandemia.

Crime do lixão

Um TAC descumprido pela prefeitura de Xapuri em relação ao lixão da cidade, e que pode resultar em muita dor de cabeça para o prefeito Bira Vasconcelos (PT), iria passar despercebido, não fosse um ex-vereador. O assunto estava guardado a sete chaves.

Sucesso do mutirão

Não sei de quem foi a ideia, mas esse mutirão de vacinação em frente ao Palácio Rio Branco matou a pau. Logo o Acre estará totalmente imunizado.

Não existe isso

Nem a senadora Mailza Gomes, presidente do Progressistas, nem o vice-presidente, Tião Bocalom, vão peitar o governador Gladson Cameli em 2022. Tipo marcar de não dar legenda a ele, como andam insinuando nas redes sociais. Mesmo Bocalom apoiando Petecão (PSD), as portas do Progressistas estarão escancaradas para Cameli, caso ele queira, lógico.

Sem resposta

Perguntei ao ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, se a filha dele, Jéssica, deputada federal (MDB), poderá compor como vice na chapa encabeçada pelo governador Gladson Cameli. A resposta dele foi isso aí: “rsrsrsrs”. E não me atendeu mais.

Plácido da Michelle

Além da votação expressiva que teve em Rio Branco, na disputa para vereador, 3.576, sendo a mais votada, a médica Michelle Melo (PDT) caminha para a disputa de estadual rumo a novo escrutínio recorde, ser a primeira outra vez. No município de Plácido de Castro, onde o pai dela, Nelson Braz, elegeu o prefeito Professor Camilo (PSD), ela deve buiar, além da capital e mais em uns dois municípios.

Pronto para 2022

Quem está se preparando para 2022 é o vereador de Rio Branco Rutênio Sá (Progressistas). Está disposto tanto a atender ao chamado do partido para estadual quanto para federal.

Liso não disputa

Me perguntaram se disputo a eleição em 2022, uma vez que fui para as urnas nas duas últimas eleições para vereador (2016 e 2020) e Rio Branco me deu votações razoáveis. Minha resposta: de jeito nenhum. Liso não disputa eleição, a não ser para ajudar os endinheirados a garantir suas eleições.

Valente do Gladson

O vereador Dim “Bom que Dói”, do MDB de Plácido de Castro, é um dos valentes do governador Gladson Cameli no município. O resto é migué.

Primeira-dama

Ana Paula Cameli, a fina e discreta primeira-dama do Acre, é uma worklover nos bastidores. Trabalha o dia inteiro e nem faz questão de publicidade, sobretudo porque as ações dela são muito de cunho social.

Mudanças na Educação

Não vejo novidade nas mudanças em cargos de confiança na secretaria de Educação. A secretária Socorro Neri tem a equipe dela, o ex-secretário tinha a dele. Onde tem anormalidade nisso?

Parceria nova

Com pouca bala na agulha ainda para disputar uma eleição de estadual, o vereador Arnaldo Barros (Podemos) decidiu reforçar o grupo da ex-deputada federal Antônia Lúcia, que disputará as eleições ano que vem em dobradinha com a filha, Gabriela. Ele ajuda elas em 2022, elas ajudam ele em 2024. Pronto. 

Cenário novo

A terra arrasada herdada pelo governador Gladson Cameli do PT começa a mudar seu cenário. Além de muita reforma nos prédios públicos e as grandes obras que iniciam ainda esse ano, nos próximos dias ele reata em definitivo sua parceria com o esporte. O governo vai ajudar os clubes financeiramente para a disputa do campeonato estadual.

Vem aí

O AcreNews prepara uma novidade na área de vídeos com probabilidade de muito sucesso. Uma parceria entre o site, uma grande agência de comunicação da capital e o bacharel em Direito e policial civil Leandro Costa.

Continuar lendo

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO: Irmãos vão deixar o Podemos porque não cabe eles e Ney Amorim na mesma sigla

Publicado

em

Os irmãos Raimundinho da Saúde, ex-deputado, e Railson Correia, ex-vereador de Rio Branco, devem deixar o Podemos nas próximas horas ou dias. Lideranças na Baixada da Sobral e com o ex-deputado se preparando para disputar a eleição em 2022, eles admitem que na sigla não cabe eles e Amorim, que também tem grande influência na mesma região. Mesmo com Ney disputando para federal.

Ópera bufa

Muito interessante as manifestações de políticos sobre a operação do Ministério da Agricultura na fazenda do Jorge Moura. Terminou em uma ópera bufa, um show de hipocrisia.

Disputa para federal

Ex-vereador, o médico Carlos Beirute, que controla uma clínica, a Santa Lúcia, e um dos hospitais privados mais completos do Acre, a Pronto Clínica, está sendo convencido a entrar de sola nas eleições de 2022. Quando nada, que lance sua esposa, dona Ana, deputada federal. Beirute pode porque ao longo das últimas três décadas não parou de fazer política, ajudando as pessoas.

Rompimento

Fontes da coluna informam que a parceria entre as Câmara (ex-deputada Antônia Lúcia e Gabriela Câmara) e a igreja Assembleia de Deus Madureira, mais especificamente com o pastor e deputado estadual Wagner Felipe (PL), estaria encerrada. Antônia e Gabriela, que elegeram Wagner em 2018, devem disputar as eleições em 2022 com a mãe para federal e a filha estadual.

Gabriela nega

A quase vereadora Gabriela Câmara, quinta mais votada em Rio Branco nas eleições de 2020, mas sem um mandato por falta de coeficiente de seu partido, disse desconhecer o fim da parceria com o pessoal da igreja Madureira. “Amigo a única informação que eu tenho é que a missionária Antônia Lúcia tem uma aliança inquebrável com os presidentes nacionais da Madureira e no Acre, Pastor Valter e Cida Moura, e consequentemente Pastor Wagner”, disse ela.

Sonho do Senado

Deputada federal Vanda Milani (SD), convencida a realizar seu sonho, o de disputar o Senado, continua correndo, como sugeriu o governador Gladson, para se viabilizar. Nessa mesma pegada está o também deputado federal Alan Rick (DEM), interessado em brigar por essa única cadeira no Senado em 2022.

Adversária a altura

O único problema de Vanda Milani, Alan Rick e Mailza Gomes, é que eles acabam de ser colocados diante de uma adversária de peso dentro do grupo, a Márcia Bittar, que além de ser ex-esposa do senador Márcio Bittar, seu principal apoiador, tem brilho próprio e está percorrendo o Acre de ponta a ponta.

Disputa de gigantes

É uma das maiores disputas por apenas uma cadeira no Senado na história do Acre pós emancipação política. Além de Márcia Bittar, Vanda Milani, Alan Rick e a própria senadora Mailza Gomes (Progressistas), ainda tem chances de vir para o grupo a deputada federal Jéssica Sales (MDB), cujo objetivo também é disputar o Senado.

Na esquerda

Claro que disputar o Senado dentro da chapa do governador Gladson Cameli, favorito na disputa pelo governo, é uma rica oportunidade, mas não custa lembrar que do lado da esquerda haverá um grupo forte querendo a mesma cadeira. Além de Jorge Viana (PT), tem o Sanderson Moura, do PSOL, e o policial Civil Leandro Costa, do Cidadania.

Diretor certo

Coronel Ulysses Araújo é o novo diretor da secretaria de Justiça e Segurança Pública. Ninguém vai questionar a nomeação, publicada no Diário Oficial desta quinta, 17, pela bagagem curricular do Ulisses.

Volta do Dindim

Dindim Pinheiro, ex-prefeito de Feijó, quer voltar à política, depois de ter se afastado totalmente em 2016. Está aguardando um telefonema do governador para cair em campo, me disse.

Elogio

A despeito de Feijó, o Weber Gonçalves, líder nas redes sociais, chegou ontem do município elogiando o prefeito Kiefer Cavalcante (Progressistas). “As ruas de Feijó estão um tapete”, diz.

Pronto. É o que o povo quer de um prefeito: rua sem buraco. Somente.

IPVA

Ao elastecer prazos até dezembro para pagamento de impostos como o IPVA, o governador Gladson Cameli subiu ainda mais seu conceito junto aqueles que acham a gestão dele ante à pandemia mais que positiva.

Emenda do Viga

Com relação ao pagamento do IPVA ter sido espichado para dezembro, há que se reconhecer a emenda do deputado Chico Viga (sem partido), uma vez que a primeira versão do projeto era um prazo até junho.

Prazo dos sonhos

Com quase todo mundo enrolado financeiramente devido a pandemia, essa decisão do governador de deixar os pagamentos de impostos para até dezembro foi um presente de Natal antecipado.

Senador do Petecão

Ainda sobre a disputa do Senado em 2022, resta saber quem será o candidato na chapa do senador Sérgio Petecão (PSD), que disputará o Governo. Vários convites foram disparados, mas o trato mais firme é com a deputada Jéssica Sales, caso o pai dela, Vagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, não se acerte com o governador Cameli.

Saem ou não?

As informações quentinhas asseguram que três prefeitos do PT (Fernanda Hassem, Brasileia, Jerry Correia, Assis Brasil, e Isaac Lima, Mâncio Lima) deixam a sigla para apoiar a reeleição de Gladson Cameli. O presidente do PT, Cesário Campelo Braga, garante que eles não saem. Vamos ver quem desce primeiro desse galamacho.

Continuar lendo

RUBEDNA BRAGA

Coluna da Rubedna Braga

Publicado

em

 A atual presidente do Sindicato dos Servidores da Educação, Rosana Nascimento foi reeleita com expressiva diferença de votos contra seu opositor Manoel Lima. Terá mais quatro anos de luta representando e bem, os servidores da Educação.

Ainda é tempo de parabenizar a querida amiga Nadja Farias por mais uma volta ao redor do sol. Ela, que deixou um legado de amigos aqui em Rio Branco, quando de sua passagem trabalhando vários anos como diretora da TV Rio Branco, só conquistou grandes amizades. Alegre e descontraída ela reuniu um grupo seleto de familiares e amigos em torno de seu aniversário em Santa Catarina, onde reside e trabalha.

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) ajuizará processo contra o governo do Estado para cobrar a contratação de profissionais por meio de concurso público efetivo. O motivo é a possibilidade de colapso dos hospitais do Estado por falta de médicos.

Boticário reforça que o amor é tudo!

Amar é mágico. Simples e complexo, provoca transformações e salva.

Cheio de definições, cantado em prosa e verso, o amor não tem explicação Amor é sempre amor. A temática, que reforça o posicionamento da marca, está na nova campanha do Dia dos Namorados de 2021 do Boticário, criada em parceria com a AlmapBBDO.

Entre os casais presentes na campanha estão Victor e Douglas, que protagonizaram um emocionante pedido de casamento durante as gravações, enquanto fora do set recebem xingamentos na rua ao andar de mãos dadas. Também participam Leonor e Álvaro, que estão juntos há 57 anos em uma relação que comprova que o amor não tem prazo de validade, mas tem que lidar com olhares de estranheza quando se beijam em público.

Toda forma de amor

A trilha sonora do filme, embalada por “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos, dá o tom de evolução a uma história iniciada pela marca em 2015, quando O Boticário foi um dos pioneiros a levar para a TV uma campanha de Dia dos Namorados que levou a sociedade a refletir sobre uma mudança de comportamento, tratando em rede nacional temáticas como orientação sexual, questão racial e inclusão de grupos minoritários

Além de um grande filme de 30 segundos, veiculado na TV e no digital, a campanha envolve três emocionantes filmetes de 15 segundos que contam a história dos casais pela visão de seus familiares retratando o mais puro dos sentimentos, que é o amor.

Duas lindas e grandes mulheres: Na foto a primeira dama do Estado senhora Ana Paula Cameli em visita a secretária de Educação Socorro Neri. Na pauta um dos cursos de grande valia Maria da Penha Vai à Escola, que já está presente como um módulo dentro da formação dos profissionais de Educação, e que levará às equipes gestoras informações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Aniversário desta linda mulher! Sempre com um belo sorriso, Claudete Salvatierra é dona de uma personalidade forte e de muitos amigos. Aqui em Rio Branco, quando ao lado de seu marido o médico Armando Salvatierra deixou muitas saudades. Parabéns.!

Prefeito Tião Bocalom comemorou seu aniversário com os outros servidores do mês de abril e maio, nos jardins da prefeitura.  Governador Gladson Cameli, mesmo estando no interior do Estado, fez questão de enviar um mimo para o aniversariante que foi entregue pela elegante Laura Jordão que se fez acompanhada da Samara Martins e Leslie Vargas. Muito elegante da parte do governador, um gentleman!

Os aniversariantes do mês de abril e maio.

ENLACE MATRIMONIAL

O pecuarista e secretário municipal da Safra Eracides Caitano de Souza oficializou no último dia 12, Dia dos Namorados, o casamento religioso com a sua eterna namorada Izabel Martins. O casamento civil se deu no dia 18 de maio. A cerimônia religiosa aconteceu na residência do casal no bairro Tucumã, para poucos familiares e amigos.

O prefeito e amigo do casal Tião Bocalom fez questão de parabenizar e compartilhar desse momento tão especial para Eracides e Izabel.

Entre os convidados estava o bacharel em direito Ítalo Facundo e a advogada Thais América.

Os noivos Izabel e Eracides com os amigos Thaís América, João Marcos e Valtin Silva.

Dia dos Namorados eles passaram o dia assim: Sempre juntinhos e apaixonados! Parabéns Socorro e Quincas Medeiros.

Gente fina é outra coisa: Os amigos, o médico José Mendanha e Socorro Brito comemorando o Dia dos Namorados em um dos melhores points de Goiânia.

Um dos casais mais bacanas da cidade o juiz de Direito Giordane Dourado e sua linda Claudia Pinho Dourado comemoraram o Dia dos Namorados com amor e muiiiita alegria, parabéns, parabéns!

Felicidades sempre ao casal Romildo e Rosinha Magalhães. Pela mesa dá para se ter uma ideia do bom gosto da amiga.

Que fofooooo! Denis e Kelly Kley Saldanha em Santa Catarina comemorando bodas de opala e Dia dos Namorados. Parabéns amigos!!!

FATOS & BOATOS

# Atenção, nossa Maricota Serelepe anda todinha entrosada com os políticos. Dizem que já pensa até numa possível candidatura para as próximas eleições!

# Bom, tem cacife e a benção de um certo poderoso…pois bem!

# Aniversário da linda Mariane Lavocat foi em ritmo junino para um pequeno grupo selecionado de amigos. Muito bom!

# Cheff Sueli foi a responsável pelo menu do jantar do Dia dos Namorados do Gran Reserva. Show!

# Gente tem pessoas que nem passando pela socila (Curso de Etiqueta Social)! Educação passou longe.

# Ao ir num evento seja ele qual for, coma o suficiente para que não saia levando aquele tradicional “pratinho”, além de deselegante, pega feio. Está dada a dica!

# A primeira governadora do Brasil Iolanda Lima, fez ontem uma visita a prefeitura municipal de Rio Branco, onde foi recebida pelo secretário da Casa Civil senhor Waltin Silva.

#  Enquanto isso MPAC requisita inquérito policial para apurar apologia ao nazismo em perfil de rede social.

# A solicitação foi feita pelo promotor de Justiça Ildon Maximiano, que encaminhou ao delegado de Polícia Civil Vinícius de Almeida notícia-crime referente à prática de delito decorrente da veiculação na rede social de imagem alusiva ao nazismo, acompanhada de um levantamento com dados do responsável.

# Bom que se diga que esse fato é de um morador residente em Cruzeiro do Sul.

 # super-romântico o jantar do Dia dos Namorados que aconteceu nos Jardins Guest House, um lugar aconchegante e aprazível. O som, sob o comando de Chris Guto e Luka Pontes com repertório pra lá de especial. De quebra aquela temperatura agradabilíssima para uns abraços, um bom vinho e muito amor.

# A Salurtiana Tupiniquim gastou uma grana preta para preparar o jantar de seu love mais acabou comendo sozinha! O caviar, com frutos do mar e um bom vinho ela teve que degustar com as amigas no domingo. Acorda Alice!

#  Amiga Socorro e Sérgio Solto comemoraram em grande estilo o Dia dos Namorados em sua aprazível residência. O cantor e poeta fez questão de preparar o menu para a sua amada. Gente fina é outra coisa.

#  A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), não tem descuidado das áreas mais carentes da capital.

#  Exemplo disso o serviço que estão sendo executado nos ramais Panorama, Barro Alto, ramal do Joca, Benfica entre outros. Sempre em parceira com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

# A partir de hoje a Praça do Seringueiro sedia a Exposição A Trajetória da Aviação no Acre. Além de outras coisas, é possível ver uma réplica do F-39 Gripen. Super interessante.

#  Um certo restaurante da cidade nem bem inaugurou e já é motivo de reclamação por parte de sua vizinhança. Muita aglomeração e som nas alturas… não pode!

# Uma bom fim de tarde e um ótimo feriado.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas