POLÍTICA
Com Mailza à frente da Seasdh, Acre avança na política de assistência social e amplia rede de proteção
A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social do Acre foi aberta nesta quarta-feira, 22, no auditório da Unimeta, em Rio Branco, em um momento simbólico que também marca os 20 anos de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no país. O evento reuniu representantes dos 22 municípios, gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do sistema, consolidando o Acre como referência em participação social e fortalecimento da política pública de assistência.
A vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, conduziu a abertura destacando os resultados alcançados pelo governo nos últimos anos e o compromisso do Estado com a construção de uma rede cada vez mais forte, humana e eficiente.
“Temos muito a celebrar no último ano e meio de gestão. Foram inúmeros avanços que demonstram o nosso compromisso em fortalecer a rede socioassistencial e ampliar o alcance das políticas públicas”, afirmou Mailza.
Avanços concretos
Durante o discurso, a vice-governadora apresentou números e realizações que expressam o impacto direto das ações do governo, como:
*Revitalização e ampliação da Casa dos Conselhos, garantindo melhores condições de trabalho e diálogo entre sociedade civil e poder público;
*Aquisição de veículos e equipamentos que reforçam o apoio logístico às equipes do Suas nos municípios;
*Capacitação de mais de 300 trabalhadores por meio do programa Capacita Suas, retomado após 12 anos;
*Entrega de 60 mil kits de limpeza para famílias atingidas por enchentes;
*Formação profissional de 400 mulheres em cursos do programa Mulheres Mil, em parceria com o IFAC e o Ieptec;
*Distribuição de mais de 60 mil peças de roupas pelo projeto Guarda-Roupa Social, iniciativa que reaproveita produtos apreendidos pela Receita Federal;
*Cofinanciamento estadual inédito de R$ 4 milhões aos municípios, fortalecendo a execução das políticas locais de assistência social.
“Esses resultados são fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe comprometida e de parcerias firmes com os municípios, entidades e a sociedade civil organizada. Isso não é assistencialismo, é garantir dignidade e autonomia para as pessoas”, ressaltou Mailza.
Suas: duas décadas de conquistas e resistência
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência propõe avaliar os avanços, desafios e propor diretrizes para o futuro da política de assistência no Acre e no Brasil. Mailza reforçou que o SUAS é uma política de Estado, não de governo, e destacou o papel essencial dos técnicos, gestores e usuários.
“O SUAS é feito por mãos que acolhem e transformam realidades. Cuidar de pessoas é a nossa essência, e resistir é a nossa missão. Que esta conferência nos inspire a avançar com coragem, empatia e unidade”, declarou.
Reconhecimento e união pelo social
O governador Gladson Camelí também participou da solenidade e destacou o trabalho da vice-governadora à frente da SEASDH. “Tenho muito respeito e admiração pela Mailza. O que ela vem realizando na assistência social tem diminuído as diferenças e gerado oportunidades para quem mais precisa”, disse o governador, ao defender que a assistência social seja tratada como uma política de Estado.
A representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, Márcia Pádua Viana, destacou a força da política pública e o papel do Acre como exemplo de gestão humanizada e participativa. “O nascimento do SUAS representou uma mudança concreta: um sistema construído com base na luta e na democracia. E ver hoje o Acre mobilizado, com gestores, usuários e sociedade civil participando, mostra que essa política está viva, salvando vidas todos os dias”, afirmou.
O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares, elogiou o compromisso da gestão de Mailza com o fortalecimento da rede e pediu apoio para aprovação da PEC 383.
“A aprovação não é para hoje, é para ontem, da PEC 383, que garante 1% do financiamento do SUAS, da receita líquida, de maneira escalonada. A outra pauta que é para ontem também que nós temos que aprovar, é lutar pela garantia de recursos do Fundo Social do Pré-Sal. Só esse ano estão estipulados mais ou menos cerca de R$ 14 bilhões”, disse.
De Mâncio Lima, a representante dos usuários do SUAS, Karine Batista Gomes Puyanawa, encantou o público ao falar sobre a importância da política para os povos tradicionais. “Sou de Mâncio Lima, do povo Puyanawa, e estar aqui mostra o quanto o SUAS evoluiu. Municípios tão distantes, como Santa Rosa do Purus, se fazem presentes aqui. E é um privilégio a gente chegar até aqui, participar deste momento, debater propostas para que a política de assistência social seja aprimorada, seja melhorada. ”, destacou.
O evento contou ainda com a presença de autoridades estaduais, do presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e secretário de Assistência Social e Direitos Humanos Senhor João Marcos de Souza da Luz, dos deputados Fagner Calegário, Arlenilson Cunha, Eduardo Ribeiro, André da Droga Vale, Marcos Cavalcante, Adailton Cruz, Maria Antônia, Tadeu Hassem e Afonso Fernandes. Dos vereadores Elzinha Mendonça e João Paulo. Dos secretários de Estado Jonathan Donadoni (Casa Civil), Ricardo Brandão (Planejamento), Luís Calixto (Segov), Marcelo Messias (Turismo), Paulo Roberto (Sead), Alírio Wanderley (Ieptec), André Hassem (Imac), Francisco Thum (Idaf), Minoru Kinpara (Fem), além conselheiros e representantes do governo federal.