GERAL
Com movimentação mediana comércio de Cobija espera por turistas brasileiros para as compras de fim de ano
O que nos anos de 2002 a 2012 já foi o apogeu das compras de fim de ano, os comerciantes de Cobija hoje aguardam com ansiedade a chegada de brasileiros para aumentar as vendas neste período natalino, nestes dias que antecede o natal o que se pode notar que existem mais oferta do que clientes, porém, aos poucos os brasileiros vão chegando atrás de alguma novidade para presentear seus entes queridos neste natal.
Câmbio:
Em relação aos anos anteriores os preços estão um pouco mais atrativos devido uma leve queda do dólar, más, a junta comercial de pando opera com um câmbio paralelo que varia entre 1,40 a 1,45 bolivianos (moeda da Bolívia) por cada real. Por tanto não acompnham a cotação do dia, que as vezes seria mais vantajoso para o cliente, uma boa pedida é comprar a moeda biliviana para fazer suas compras dependendo do volume, se for grande sim vale a penas fazer o câmbio, caso contratrário a diferença é muito pouca.
Novidades:
Sim, existem muitas novidades. Determinados produtos que por essas bandas brasileiras só seria possível comprar através da internet ou para quem viaja para fora do estado, muitas roupas, cama, mesa e banho, porém o ponto alto são os brinquedos tradicionais e futuristas, celulares também existem muitos modelos de diferentes marcas com os últimos lançamentos. Para que gosta de importados MADE IN CHINA é o lugar idel, com muita paciencia é possível encontra muita coisa boa por preços bem chativos.
Posso comprar qualquer quantidade?
Não… Cada pessoa tem uma certa quantia que é baseada nas leis alfandegária do Brasil, bebidas até 4 unidades por pessoas, desde que o valor da bebida não ultrapasse muito a cota da receita federal que é de 50 dólares ou seja: R$ 250,00 aproximadamente por pessoa.
Porém Cobija ainda é uma opção para quem quer dar um presente diferenciado, são grandes as variedades e se pechinchar bastante pode conseguir um desconto, outra novidade é que muitas lojas já estão vendendo no cartão e até parcelando, e muitas ja vendem no pix, Isso facilita muito a vida dos consumidores que cada dia mais usam essas modalidades de pagamento.
Alerta:
Para quem vem de moto, o,certo seria deixa-la do lado brasileiro em local seguro, ou se atravessar deixar alguem cuidando, o roubo de moto e até mesmo parte de motos tem crescido consideralvemente do lado boliviano, por isso, todo cuidado é pouco.