ACRE
Com urnas em Rio Branco, 628 peruanos participaram das Eleições Gerais no Peru
Por Wanglézio Braga / Foto: Consulado do Peru no Brasil
O processo de escolha do novo Presidente do Peru continua ocorrendo mesmo com quase a totalização dos votos. O candidato Pedro Castillo parece ser o vencedor com 50,18%, no entanto, falta apenas 1% de contabilização das atas. Na contramão, Keiko Fujimoro possui, até o momento, 49,82% de preferência do eleitorado peruano. Nesta semana, o Consulado do Peru no Brasil, com representação em Rio Branco, recebeu urnas onde os peruanos residentes no Acre e região puderam declarar suas escolhas.
Três mesas com urnas ficaram à disposição dos peruanos no Consulado em Rio Branco para que pudessem escolher os candidatos do segundo turno nas Eleições Gerais do Peru. De acordo com a Embaixada, no Acre, 628 pessoas compareceram ao recinto para expressar os votos e cumprir com o dever cívico.
Houve cabines também nas cidades de Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. A capital acreana reuniu o quinto maior número de eleitores. Em todo o Brasil, a Embaixada totalizou 16.341 eleitores peruanos.
A Eleição de 2° Turno no Peru teve início no último domingo (06). O voto no Peru é obrigatório, e quem não votar e justificar a ausência pode pagar multa, como no Brasil. Os valores das multas vão de R$ 28 reais a R$ 115 reais, de acordo com a cotação do dia.
No país, o voto é em cédulas de papel. A contagem dos votos é feita nacionalmente pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais do Peru (ONPE), e o resultado é depois chancelado pelo JNE, órgão da Justiça Eleitoral que analisa também possíveis contestações. O presidente no Peru tem mandato de cinco anos e não pode ser reeleito pelas regras atuais.
You must be logged in to post a comment Login