GERAL
Comissão analisa hoje realização de seminário para discutir obras paradas em Brasileia
Por Wanglézio Braga
A Comissão de Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas do País, da Câmara dos Deputados, vota hoje (27) durante sessão no colegiado um requerimento da deputada federal Socorro Neri (PP) que pede a realização de um seminário para debater a retomada das obras da ponte e anel viário em Brasileia que se encontram paralisadas.
“O objetivo da realização do Seminário é compreender os motivos que levaram a paralisação das obras da ponte e anel viário no município de Brasiléia, e, sobretudo encontrar soluções e traçar os encaminhamentos necessários para a retomada das referidas obras”, justificou Neri.
Segundo a parlamentar, a “ponte que liga as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia é considerada uma obra estratégica para o tráfego na Rodovia Interoceânica, que vai até o Peru, o que promoverá a integração econômica e social dos países da América do Sul. O contorno viário facilitará o comércio acreano com a Ásia. A obra prevê ainda 10 quilômetros de estrada, contornando os dois municípios”.
Após as conclusões das obras, as autoridades aguardam melhor trafegabilidade na região, pois retiraria os veículos de carga, que fazem exportação pela BR-317, do tráfego das cidades, preservando as vias urbanas. A medida beneficia ainda mais de 50 mil habitantes e movimentarão a economia com a geração de emprego e renda.
Se aprovado o seminário, devem ser convidados representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); da Controladoria-Geral da União (CGU); da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC); do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (DERACRE); da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC); da Prefeita de Brasiléia; e da Câmara de Vereadores de Brasileia.