ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Como será o clima no Acre, durante o último mês do ano? Friale faz previsões
Por Wanglézio Braga
Dezembro chegou e trouxe uma dúvida: Como será o clima no último mês do ano? Para responder esse questionamento, o pesquisador Davi Friale, do portal O Tempo Aqui, fez previsões valiosas para o início do verão e período chuvoso no Acre.
Segundo o pesquisador, “o acumulado pluviométrico médio, neste mês, oscila entre 220 e 280mm, praticamente bem distribuído por todos os municípios acreanos. O verão começa no dia 21, quando o Sol fica na sua posição vertical mais ao sul do nosso planeta. As chuvas mais intensas, em 24 horas, já registradas em Rio Branco, em dezembro, acumularam 135,2mm, no ano de 1987, no dia 12. Em Cruzeiro do Sul, a chuva mais forte foi com 118,2mm, em 2002, no dia 2”.
Friale fez ainda previsões para o Vale do Juruá. “Começam a penetrar massas de ar seco, originárias das altas pressões atmosféricas no oceano Atlântico Norte, próximo de águas portuguesas e do noroeste africano. Essas massas de ar chegam até Rio Branco, com menos força. Esta é a explicação de as chuvas serem um pouco menos intensas na região de Cruzeiro do Sul, em dezembro, e, principalmente, em janeiro”.
“As temperaturas máximas, neste mês, em geral, oscilam entre 30 e 34ºC e as mínimas, entre 21 e 25ºC. No entanto, já foram registradas penetrações de ar frio polar, cuja mínima, em Rio Branco, em dezembro, foi 13,4ºC. Nos dias de ar um pouco mais seco, as máximas, à tarde, podem, excepcionalmente, chegar a 37ºC”, acrescenta.
“Projetamos o mês de dezembro de 2022 sem eventos meteorológicos significativos, ou seja, deverá oscilar dentro da média. Entretanto, entendemos que as chuvas poderão ficar abaixo da média na maior parte do estado, inclusive, em Rio Branco, tendo em vista a tendência de temperaturas um pouco abaixo da média nas águas superficiais do Atlântico Norte e as frequentes altas pressões atmosféricas que deverão ocorrer, como consequência de temperaturas do ar também um pouco abaixo da média no extremo oeste da Europa”, conclui.