Os moradores da comunidade Moreno Maia, na zona rural de Rio Branco, receberam neste sábado, 18, uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e justiça, por meio da união entre o programa Juntos Pelo Acre, do governo do Estado, e a 40ª edição ampliada da Defensoria Itinerante, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC).
A iniciativa reuniu instituições públicas e voluntários para oferecer atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, cidadania, justiça, assistência social e orientação jurídica. O evento foi realizado na Escola Estadual Rural Nova Esperança, localizada na Rodovia Transacreana, km 7, Ramal Caipora, km 32, e marcou as comemorações pelos 24 anos da Defensoria Pública, celebrados no próximo dia 24 de julho. O Juntos Pelo Acre é o maior programa social do governo, coordenado pela SEASDH, que tem à frente a vice-governadora Mailza Assis.
Durante toda a manhã e parte da tarde, centenas de pessoas passaram pelo local onde tiveram acesso a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, vestuário social, atualização do CadÚnico (Bolsa Família), atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal, atendimento médico, vacinação, testes rápidos e muito mais.
A ação também contou com a presença da OCA Móvel, que levou mais de 100 serviços, Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), Ministério Público do Acre, Secretaria Municipal de Saúde, Energisa, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC), Instituto IPA e Hospital de Amor.
A coordenadora do Juntos Pelo Acre na ação, Josiane Nobre, destacou a importância do vestuário social, um dos serviços mais procurados na ação. “Trouxemos 500 kits com roupas novas para mulheres e homens da comunidade. Isso fortalece a autoestima, traz dignidade e acolhimento, além de ajudar quem realmente precisa,” destacou.
Francielly Lima, moradora do Moreno Maia, percorreu 18 km para levar os quatro filhos ao atendimento com o clínico geral. “Foi tudo muito bom. Era bom se tivesse mais vezes, porque sair com criança até a cidade é difícil e custa caro,” destacou.
Dona Maria Fátima de Oliveira, 67 anos, é acreana e foi morar com a filha em Vilhena-RO após a morte do marido, há 4 anos. Ela está no estado visitando os amigos e aproveitou a ação social. “Peguei meu kit de roupa e fiz o teste de glicemia. Descobri que tenho pré-diabetes. Agora preciso me cuidar mais. Foi muito bom ter isso aqui perto da gente,” disse.
A jovem avó Francisca Rocha, de 32 anos, veio da cidade até o projeto com o neto de um ano e um mês nos braços para tentar registrá-lo. “Vim tentar tirar identidade da minha filha e o registro civil dele, porque o pai sumiu no mundo. Também consegui o vestuário social,” conta
A aposentada Maria José Amâncio, de 63 anos, buscou atendimento médico para renovar os medicamentos de pressão arterial. “Aqui o acesso é difícil, então quando tem atendimento por perto, a gente aproveita,” contou.
Patrícia Gomes, moradora da região, estava em busca do registro civil e elogiou a iniciativa. “É muito importante, facilita para todos nós. Só para a gente ir na cidade já é um protocolo que sabe a distância, sendo aqui é muito mais fácil,” disse.
A Energisa levou serviços como negociação de débitos, tarifa social, troca de lâmpadas e geladeiras. “Trouxemos todos os nossos atendimentos, além de cadastro para troca de equipamentos. É uma forma de nos aproximarmos da população e facilitar o acesso a nossos serviços”, explicou Marcos Ribeiro, coordenador comercial da empresa.
O defensor público Celso Araújo Rodrigues, coordenador da Cidadania da DPE, ressaltou a importância da presença do Estado nas comunidades mais distantes. “Esse é o papel da Defensoria, sair dos gabinetes e levar dignidade para quem mais precisa. Com o apoio de todos os parceiros, conseguimos reunir diversos serviços em um só local, o que facilita muito para a população,” pontuou.
O deputado federal Eduardo Velloso, que também participou da ação, destacou a oferta de atendimento oftalmológico. “Nosso compromisso é com a saúde, e é nos lugares mais distantes que precisamos estar. Trouxemos atendimento de vista, fisioterapia, neuropsicologia e testes rápidos. Queremos prevenir e cuidar da população,” disse.
A ação reforça o compromisso do governo do Estado com a inclusão, cidadania e fortalecimento da rede de proteção social.