POLÍTICA
Comunistas do Acre comemoram a vitória do esquerdista Gabriel Boric no Chile
Por Wanglézio Braga / Fotos: Reprodução
A deputada federal Perpétua Almeida, e o esposo, o deputado Edvaldo Magalhães, ambos do PCdoB, usaram as redes sociais para comemorar a vitória do candidato de esquerda, Gabriel Boric, como presidente eleito do Chile. Boric, de 35 anos, venceu as eleições neste final de semana. Ele será o mais jovem mandatário chileno da história.
Boric teve 54,72% dos votos válidos, contra 45,28% do adversário, José Antonio Kast. Kast, que representou a coligação dos partidos de direita do país. O político reconheceu a derrota e parabenizou o novo presidente pela rede social Twitter.
“Acabo de falar com @gabrielboric e o parabenizei por seu grande triunfo. A partir de hoje ele é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile vem sempre em primeiro lugar”, escreveu.
Sua vitória representa uma guinada à esquerda, que rompe com três décadas de alternância entre os partidos de centro desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990.
Após o resultado, os deputados acreanos usaram as redes sociais para comemorar e comentar sobre o feito. Almeida, postou uma foto, parabenizou Gabriel e escreveu: “Que o manto da Democracia que pousa agora sobre o Chile não tarda a chegar por aqui! Parabéns, povo chileno!”.
Já o deputado estadual da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Edvaldo Magalhães também postou uma foto de um copo com supostamente contendo bebida alcoólica e legendou: “Celebrando o Chile”.
You must be logged in to post a comment Login