ACRE
Confusão na beira d’agua: Justiça dá ganho de causa à Colônia de Pescadores do Juruá e Sindicato é extinto
Pesca no Rio Juruá volta a tranquilizar depois do fim do embate entre a Colônia de Pescadores e um sindicato criado para rivalizar
Foto: Reprodução
A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores e a Colônia de Pescadores do Juruá, conseguiram reverter, já em segunda instância, na Justiça Federal, a criação de um sindicato de pescadores em Cruzeiro do Sul. Assim, a Colônia continuará sendo a representante legal diante do Governo Federal para resolver situações relacionadas a quem sobrevive da pesca na região.
Na última eleição para a Colônia de Pescadores, em maio de 2019, o grupo que perdeu a eleição para a chapa do então presidente, Elenildo da Pesca, conhecido na região por ter organizado a vida de quem sobrevive dessa atividade, criou um sindicato com atrativos, como mensalidade pela metade do valor cobrado pela Colônia. O caso foi parar na Justiça, que mês passado deu ganho de causa à Colônia, deixando de existir o sindicato.
Afastado da presidência da Colônia de Pescadores para servir na atual gestão da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Elenildo da Pesca, preferiu não comentar a decisão judicial. O Acrenews não conseguiu falar com a atual presidente, Elinete de Souza Nascimento dos Santos, nem com os derrotados na Justiça, Francisco Evandro e José Roberto, que terão que voltar a integrar a Colônia para disputar outra vez a eleição ano que vem, ou desistir da vida de pescador.
You must be logged in to post a comment Login