POLÍTICA
Coronel Ulysses cobra em artigo no Estadão resgate da dívida moral do governo federal com o Acre
A dívida moral do Estado brasileiro para com o Acre face ao esforço empreendido na produção de látex – borracha – nos períodos da Revolução Industrial e da Segunda Guerra Mundial é tema abordado em artigo do deputado federal Coronel Ulysses (União/AC) publicado nesta segunda-feira, 21, no blog do Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo, um dos maiores jornais do País.
Desde o primeiro ciclo da borracha, iniciado em 1877 indo até 1912, o Acre exerceu papel estratégico na produção da borracha, uma das atividades protagonistas da economia nacional. O segundo ciclo ocorreu entre 1942 e 1945. Nesse período o Acre nova leva de nordestinos, os Soldados da Borracha, que, quase por imposição do governo brasileiro, embrenharam-se nos rincões da Amazônia – em seringais do Acre, por exemplo – para ajudar o Brasil no esforço de guerra em favor dos Aliados durante a 2ª Guerra Mundial com a produção de borracha.
“(…) as terras acreanas se constituíram na região mais produtiva da Amazônia. Mesmo assim, o Acre não vivenciava a bonança das demais capitais nortistas”, destaca Ulysses, no artigo, quando cobra do governo brasileiro mais atenção para com o Acre, como forma de compensar o esforço de brasileiros-nordestinos-acreanos decisivo para manter a pujança da nossa economia no decorrer da guerra.
O artigo do Coronel Ulysses pode ser acessado no link: Abaixo a íntegra do texto publicado em O Estado de S. Paulo.