GERAL
CPI das ONGs: Senadores desembarcam, hoje, em Rio Branco para grande diligência na Reserva Chico Mendes
Por Wanglézio Braga
Membros da CPI das ONGs desembarcam, hoje (18), no Aeroporto de Rio Branco para ouvir autoridades locais e pessoas que vivem na Reserva Extrativista Chico Mendes. O grupo é liderado pelo senador Márcio Bittar (UB), relator da CPI, bem como autor do requerimento. As atividades do colegiado vão acontecer em Epitaciolândia a partir das 9 horas.
No Acre, a Comissão Parlamentar de Inquérito deve ouvir prefeitos Tião Bocalom (PP- Rio Branco), Kiefer Cavalcante (PP-Feijó), Maria Lucinéia (PDT-Tarauacá), Zequinha Lima (PP-Cruzeiro do Sul), Isaac Lima (Sem partido- Mâncio Lima), Bira Vasconcelos (PT-Xapuri), Sérgio Lopes (PSDB-Epitaciolândia), Fernanda Hassem (Sem partido-Brasiléia), Valdélio Furtado (PP- Marechal Thaumaturgo), Jailson Pontes de Amorim (PROS-Rodrigues Alves) e Sebastião Nogueira de Andrade (MDB-Porto Walter). Presidentes das Câmaras de Vereadores das cidades citadas também vão ser convidados.
Também devem ser ouvidos o representante do Governo do Acre e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC). Bittar e os demais membros querem ouvir as lideranças locais a respeito da interferência de organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público na região, especialmente, em relação à obra da BR-364.
“Acontece que, recentemente, recebemos denúncias de que ONGs e Oscips têm atuado fortemente para barrar a construção da estrada, mesmo contra a vontade da população e das autoridades democraticamente eleitas. Desse modo, nos parece indispensável diligenciar localmente com objetivo de conhecer a realidade dos fatos”, justificou Bittar.