ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crise no país vizinho: Peruanos devem retomar protestos nesta quarta-feira
Por Wanglézio Braga
A crise política iniciada no ano passado vai seguir na República do Peru, país que faz fronteira com o Acre. A imprensa internacional vem noticiando a retomada das manifestações para esta quarta-feira (04). Os peruanos estão protestando por causa da destituição do cargo de presidente de Pedro Castilho e a posse da vice-presidente, Dina Boluarte.
Em dezembro, Pedro Castilho tentou fechar o Congresso Nacional, mas não teve apoio institucional. O Congresso reagiu e abriu o processo de impeachment do presidente. Castilho foi preso em seguida e segue na cadeia acusado de aplicar golpe de estado e envolvimento em escândalos de corrupção.
Após a prisão, inúmeros protestos foram registrados. De 8 de dezembro até o final do mês, 28 pessoas morreram vítimas da violência da tuba. Há registros também de pessoas feridas. Por conta do período de Natal e Ano Novo os protestos foram suspensos, no entanto, os líderes dos movimentos marcaram a retomada dos protestos com fechamento de estradas e até de aeroportos para amanhã.
Nesse ínterim, diversas regiões do Peru estão com toque de recolher promovido pelo Governo Dina. Embaixadas de diversos países, inclusive do Brasil orientam os seus respectivos cidadãos a sair do território peruano ou evitar viagens com destino a Lima, Cusco e outras cidades dos Andes peruano.