ARTIGO
Crônica de domingo | Beth Passos
Talvez minha maior qualidade seja mesmo meu maior defeito, apesar de isso soar um belo clichê. Tenho uma memória naturalmente boa. Gosto de me atentar aos detalhes e ao sentido que eles produzem. E, se eu vejo importância no sentido, memorizo mesmo, quase “para sempre”. E o defeito disso está em eu sempre achar que todo mundo faz a mesma coisa. Mas não. Esse é só o MEU JEITO DE SER. Mas eu sempre converso com as pessoas imaginando que todas elas também fazem tudo assim. Não fazem. Cada um tem um jeito para lidar com a produção de sentido. E eu, sempre com uns desenhos gigantes na cabeça, insisto em achar que o interlocutor está enxergando aquele desenho, ou imagino que ele tem outro projeto também. Fico super quando ele simplesmente me diz: “não lembro”. O normal é isso mesmo. Lembrar de tudo talvez seja um engano metodológico meu que muitas vezes me distância dos meus interlocutores.
Porque sou feita de um pouco de tudo! De pessoas! De lugares! De memórias! Daqueles fatos que deixei para trás e sou feita do que vivo no agora! Sou feita de gente que chegou sem avisar e me encantou! Sou feita de gente que escolheu ir embora, quando eu precisei que ficasse! Sou feita de atitudes, porque somente as palavras nunca me convenceram. Sou feita de dores, que transformei em risos, de gargalhadas que escondem as cicatrizes.
Jamais esqueço por onde passei, com quem cruzei. Não esqueço de quem fui e de quem sou agora. Não esqueço de quem me deu a mão. De quem a largou. Não tenho a pretensão nem a presunção de que todos gostem de mim. Só quero os meus, ou melhor que as pessoas que escolhi. As que me fazem sorrir, as que me aquecem a alma e amaciam o meu coração.
O que deixamos no passado, é sempre o que nos transforma. Jamais esqueço, mas já não vivo lá. Passou! Mudou-me! Transformou-me! Deixou-me mais atenta. Quando olho para trás, só tenho gratidão. Pelo bom! Pelo mau! Pelos risos! Pelas lágrimas! Pelas lutas e pelas conquistas! Por quem gosto! E Principalmente, por mim mesma.
Beth Passos
Jornalista
You must be logged in to post a comment Login