ACRE
Cruzeiro do Sul, Assis Brasil e Rio Branco batem novos recordes de calor
Por Wanglézio Braga / Foto: AcreNews
O pesquisador Davi Friale, do portal Tempo Aqui, revelou alguns dados referentes a uma onda de calor que vem predominando no Acre nos últimos dias, ocasionando vários recordes de temperaturas máximas com destaque para Assis Brasil, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Por meio do seu boletim, divulgado no início da tarde de hoje (11), Friale alerta: o calor poderá ser mais intenso nos próximos dias.
“Todo este aumento da temperatura é consequência das intensas massas de ar polar que vinham atingindo o estado e as regiões próximas. Sendo tais ondas polares muito secas, o ar, com pouca umidade, favorece a penetração dos raios solares, que aquecem a superfície terrestre, a qual repassa parte deste calor para o ar que está sobre ela. Assim, durante o dia, a temperatura sobe rapidamente. À noite, porém, a baixa umidade do ar favorece a irradiação deste calor para o espaço, fazendo com que a temperatura fique amena, ao amanhecer”, explicou.
Para os próximos dias, Friale acredita que “o Acre terá dias ainda mais quentes neste fim de semana, mas as noites ficarão amenas, com mínimas, ao amanhecer, entre 16 e 19ºC, principalmente em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira e demais municípios do leste e do sul do estado”.
Na tabela de recordes, destaques para Cruzeiro do Sul, Assis Brasil e Rio Branco. Na capital do Juruá, foi registrada no dia 8 de agosto a maior temperatura do ano, com máxima de 36,0ºC. Na terça-feira (10) o registro foi de 36,9ºC em Assis Brasil, na estação meteorológica peruana do SENAMHI, localizada muito próxima da cidade acreana. Já na capital, na segunda-feira (9), a estação meteorológica da REDEMET (Comando da Aeronáutica), registrou a maior temperatura de 2021, até o momento, com 34,9ºC.
“Porém, com sensação térmica um pouco maior, devido aos ventos estarem calmos e a umidade do ar ter aumentado um pouco, o que provocou chuvas em vários bairros da capital. Antes, o recorde na capital acreana era de 34,7ºC, registrado no mês de janeiro”, acrescentou.
You must be logged in to post a comment Login