SAÚDE
Cruzeiro do Sul na luta contra a malária: prefeitura indica redução de casos
Os números indicativos nos casos de malária alcançaram uma redução histórica neste ano (Foto Ascom PMCZ)
No período entre janeiro e outubro deste ano foram registrados 2.191 casos da doença, o que representa cerca de 43% dos 5.027 casos registrados em 2019 no mesmo período. O número é considerado o menor da história desde que os casos de malária passaram a ser registrados.
Segundo o coordenador de vigilância entomológica, Leonísio Mendonça, alguns fatores contribuíram para a redução, mas destaca principalmente a continuidade das ações. “O prefeito Zequinha e a secretária Valéria não tem medido esforços para combater este que ainda é um dos principais agravos de saúde em nossa região. Hoje podemos contar com uma equipe estruturada. Em 2020 houve a contratação de profissionais concursados para o quadro permanente, com isso não há muita rotatividade no quadro de servidores, o que fortalece as ações pois traz a comunidade para mais próximo do serviço”, explica.
O trabalho de combate à malária por parte dos agentes é incessante chuva e sol intensos e locais de difícil acesso são alguns dos problemas que devem ser contornados pelos servidores para a realização das ações que vão desde orientações, borrifação intradomiciliar, coleta de lâmina e diagnóstico por microscopia, entrega de medicação e acompanhamento.
“Estamos empenhados na mesma meta do Ministério da Saúde que é a erradicação da doença até 2035 e para isso temos contato com o trabalho incansável dos servidores da saúde. A gestão tem o compromisso com a estabilidade destes profissionais para que possam desempenhar bem suas funções, além de prover os meios necessários para o trabalho”, disse o prefeito Zequinha Lima.
[Ascom PMCZ]