Connect with us

POLÍTICA

‘Cruzeiro do Sul vai brilhar sempre’, diz Zequinha Lima ao fazer um balanço do Novenário de Nossa Senhora da Glória

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (Progressistas), um professor discreto, franzino e inteligência pura, dosa como pouco suas aparições na imprensa. Não anda dando entrevista por qualquer coisa, a menos que o fato mereça, caso da recente festa de Nossa Senhora da Glória, um evento que dura nove dias e atrai para seu município, uma espécie de segunda capital do Acre, os vizinhos de todo o Vale do Juruá, da capital e até de fora do Estado. O Novenário, como também é conhecido, fervilha a economia e a política. O prefeito reconhece o resultado, sobretudo em um momento ímpar, onde passamos um ano e meio travados por uma pandemia. “O evento mexe com nossa cidade, mas Cruzeiro do Sul vai brilhar sempre, independente dessas festas”, diz ele, parido por sua terra. O AcreNews ouviu o prefeito, que estava em Brasília essa semana. Ele faz um balanço da festa. Veja:

AcreNews – Prefeito, Cruzeiro do Sul voltou a brilhar com o Novenário, depois de um ano e meio de incertezas, diante de uma pandemia. A vida voltou ao normal?

Zequinha – Cruzeiro do Sul ela sempre vai estar brilhando, independente de quem esteja na gestão. Esse é um povo diferenciado, um povo muito acolhedor, trabalhador pra caramba. E você me pergunta se as pessoas voltaram a vida normal? Difícil voltar a vida normal. Uma pandemia como essa, por mais que a gente esteja nesse processo, saindo dessa fase um pouco mais aguda, mas as pessoas ainda não voltaram a sua normalidade. As escolas ainda não voltaram com as aulas presenciais m, o povo ainda continua um pouco com receio, mas a ansiedade das pessoas para que possam voltar a fazer o que fazia antes da pandemia é muito grande, haja vista o Novenário. Pelo segundo ano consecutivo a gente teve participação no novenário aqui dos fiéis com muita distância. Pela segunda vez a gente não teve procissão, a gente teve uma carreata e a presença do público na catedral nos eventos religiosos foi reduzida em 50%. Então a gente teve que se adaptar. Essa festa é reconhecida no Brasil inteiro como uma das maiores festas religiosas, onde o povo participa bastante. Então, mesmo com essas restrições, houve uma participação maciça das pessoas na tentativa de agradecer a Deus pela vida e pedir a padroeira proteção e saúde.

AcreNews – Financeiramente qual o balanço da festa? Foi bom quanto para a economia do município?

Zequinha – O novenário é a maior festa que a gente tem em Cruzeiro do Sul e a maior festa do Juruá. A festa que mais se aproxima do Novenário é a Expoacre Juruá. Economicamente falando ela representa muito, porque você tem na religiosidade do nosso povo algo que transforma as pessoas, transforma a economia nesse período. É uma festa que movimenta muita coisa. Não movimenta apenas a sua parte religiosa. Centenas e centenas de pessoas vêm do Brasil inteiro rezar nessa festa e isso tem consequências econômicas altamente positivas, porque o comércio movimenta muito. É claro que a pandemia tem prejudicado esse movimento, mas eu espero que a partir do ano que vem a gente possa ter já um Novenário já bem tradicional com a presença maciça dos fiéis, com a presença maciça do público. A gente precisa melhorar muito a nossa economia e o novenário é uma festa da padroeira. Ela representa esse desenvolvimento, esse despertar, essa movimentação na economia local nos mais diversos setores. Então ficamos todos nós aqui na expectativa de que o ano que vem a gente possa ter uma festa bem tradicional.

AcreNews – O Novenário acaba virando também um grande “comício”, um encontro de políticos. Isso é bom?

Zequinha – Essa festa é uma festa de encontro da classe política aqui no Juruá. Em todas as procissões percebe-se uma presença muito grande da classe política. Então é um encontro. A festa se transforma também no encontro político. As pessoas marcam muitas atividades não só religiosas, mas reuniões políticas, atividades políticas, motivado muito pela festa religiosa. É o momento que a gente recebe a visita de muitos políticos das mais diversas áreas e isso é bom porque atrai a atenção das pessoas que podem trazer investimento para o nosso município, como os nossos parlamentares. E do ponto de vista político é extremamente importante essa festa para despertar o interesse dos nossos parlamentares, da classe política, para que possam trazer investimentos.

AcreNews – Qual o raio-x da economia de Cruzeiro do Sul no momento, levando em conta ser esta a segunda cidade mais importante do Acre?

Zequinha – A economia de Cruzeiro do Sul não é diferente da economia do Brasil. A pandemia trouxe uma série de prejuízos financeiros, alguns irrecuperáveis para a economia local, mas aos poucos observa-se que começa a voltar a sua rotina normal. As pessoas passam a recuperar um pouco daquilo que perderam no período da pandemia. O maior problema que nós temos hoje na nossa cidade não é diferente do Brasil: é o desemprego, que hoje afeta muitas pessoas aqui na nossa cidade. Então a gente precisa motivar e incentivar o empresariado local para que a gente possa tá gerando emprego, tá gerando uma oportunidade de trabalho para muitos jovens que perderam essa oportunidade no período de pandemia. A gente tá trabalhando do ponto de vista de gestão para que a gente possa trazer para nossa cidade muitos investimentos e a gente possa crescer economicamente também.

AcreNews – O cruzeirense respira política. O que já se fala por aí em relação às eleições de 2022?

Zequinha – Fato. O cruzeirense respira política, o acreano respira política. Termina uma eleição e já começa a fazer suas projeções para as eleições de dois anos depois. Aqui não é diferente, ainda mais quando se tem um governador cruzeirense como o nosso. Ele (Gladson) desperta ainda muito mais interesse pela política, pelos bastidores da política. Em qualquer roda de amigos sempre o assunto, a pauta, vai ser a política. O governador, que é daqui da nossa região tem trabalhado muito pelo povo acreano, não só o de Cruzeiro do Sul e isso cria uma expectativa muito grande de que ele possa ser reconduzido ao cargo.

AcreNews – Como é a relação de vocês, do Juruá, com o governador Gladson Cameli?

Zequinha – Cruzeiro do Sul gosta e tem um respeito muito grande pelo governador Gladson. Ele tem despontado nos últimos anos como uma liderança em destaque a nível de Estado. Você pega por exemplo o fato de o governador ser cruzeirense, o presidente da Assembleia cruzeirense, vários deputados estaduais que tem raízes fincadas aqui no Juruá, assim como deputados federais. Isso fortalece muito a região e a expectativa do cruzeirense é que a gente possa ter uma eleição a partir do ano que vem onde a gente possa garantir os espaços do Juruá dentro da política e essa movimentação nos bastidores elas acontecem no dia a dia. Eu que tô dentro da prefeitura percebo isso. A gente sente isso e a gente tá no meio disso porque a gente espera que o cruzeirense possa escolher o seu novo governador, seus novos representantes da política o ano que vem com muita sabedoria, com muita inteligência para que essas pessoas possam representar muito bem o nosso estado e a nossa região.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas