Connect with us

ESPORTE

Das férias

Publicado

em

O fim das minhas férias está a chegar. Na próxima semana volto ao batente. Nunca trinta dias passaram tão rápido. Foi somente o tempo de voar do Rio de Janeiro para Fortaleza, desta para Berlim e depois novamente para a capital cearense. Um pé cá e outro lá. Saltos quase quânticos. Quase!

Fui do calor dos trópicos para as praças cobertas de neve e vice-versa. Quanta diferença nessa ainda vasta Terra. Quanta coisa para descobrir. Coisas que a gente só descobre se for ao local. As narrativas, por mais precisas que sejam, não dão conta do que se pode ver de corpo presente.

Berlim é uma cidade mágica. Carrega dentro dos seus limites a memória dos horrores da era nazista, mas também oferece aos visitantes uma variada gama de possibilidades de lazer. E o tratamento mais do que cordial que o turista recebe por parte dos nativos, isso merece um capítulo à parte.

Estive em lugares da cidade que até então eu só havia visto no cinema. Na impossibilidade de citar todos, por conta da limitação do espaço do texto, cito três que não podem faltar na agenda dos visitantes: o Portão de Brandemburgo, a East Side Gallery e a famosíssima Alexanderplatz.

O Portão de Brandemburgo, inaugurado no século XVIII, muito provavelmente é o ponto mais icônico da cidade. É nesse local que se realizam as grandes celebrações da capital alemã. Foi lá que eu passei a virada do ano, com a maior queima de fogos que eu já pude presenciar.

Já a East Side Gallery, ao lado do rio Spree, é uma galeria de arte a céu aberto, aproveitando uma parte do famigerado muro que um dia dividiu a cidade em duas partes. Milhares de pessoas passam diariamente pelo local para ver a obra de artistas dos mais variados estilos. Um show de cores!

No caso da Alexanderplatz, é nesse local, no coração da cidade, que se encontram dois célebres monumentos, remanescentes do domínio soviético, na época da Guerra Fria: o relógio mundial, que mostra os horários de várias cidades importantes do mundo; e a famosíssima torre de TV.

Foram oito dias visitando monumentos e brincando na imensidão branca de uma neve que caía praticamente sem interrupção. Oito dias dos quais restaram sensações jamais sentidas, centenas de fotografias e a certeza de que é preciso voltar nesse lugar para expandir a linha do horizonte.

No momento em que cometo este texto, a Alemanha já ficou para trás. Desfruto os últimos dias de férias sob o sol do Ceará. Sou cliente assíduo de uma barraca na Praia do Futuro chamada Cuca Legal. Água de coco gelada e caranguejo fresco. Pelo celular chegam notícias de uma certa Papuda!

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas