ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Degustações, prêmios e exportações: Café Robusta Acreano é destaque absoluto da Expoacre 2025
MARCELA JANSEN
O Acre já é referência na América. A afirmação é de Rina Suárez, coordenadora de negócios do Sebrae no estado, durante entrevista ao Correio OnLine no espaço Robusta Acreano Cafeteria, um dos grandes destaques da Expoacre 2025. O local, que integra o Pavilhão do Sebrae, tem chamado a atenção do público pelas degustações noturnas de cafés especiais produzidos por agricultores locais — uma verdadeira experiência sensorial que revela o potencial da cafeicultura regional.
Segundo Rina, a cafeteria se tornou um dos pontos de maior sucesso da feira já no primeiro dia de programação. A cada noite, são servidos cafés diferentes, cultivados por produtores das regiões do Alto Acre, Baixo Acre e Purus, muitos deles já reconhecidos nacionalmente por sua qualidade. “Estamos testando cafés a cada noite, tanto os tradicionais quanto os especiais. A ideia é valorizar o trabalho dos nossos produtores e mostrar que temos um produto competitivo, agradável e premiado”, afirmou.
O café robusta clonal produzido no Acre tem se destacado em eventos nacionais e internacionais. Em 2024, amostras acreanas ficaram entre as 30 melhores do país na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O reconhecimento abriu portas para o mercado externo. “Hoje já estamos exportando para a China, para os Estados Unidos. O mundo está começando a conhecer o nosso café”, comemorou Rina.
Além da qualidade do grão, o diferencial está na identidade amazônica do produto. “Nós temos tudo ao nosso redor: solo fértil, clima favorável e produtores empenhados. Com o apoio do Sebrae e investimentos na estrutura de beneficiamento, como o que foi feito no Juruá, estamos prontos para avançar ainda mais”, disse a coordenadora.
A presença do Acre em eventos estratégicos e a instalação de novas indústrias de café, como a que recentemente foi inaugurada em Mâncio Lima, reforçam a meta de transformar o estado em uma referência nacional e internacional no segmento. “Estamos mostrando que o café do Acre não deve nada aos grandes centros produtores do Brasil. Nosso potencial é infinito”, destacou.
Rina encerra a entrevista convidado a população para conhecer o espaço na Expoacre. “Venham nos visitar. Degustem nossos cafés. Conheçam os produtores e o trabalho que estamos fazendo. O Robusta Acreano é mais que uma bebida — é a cara do Acre sendo servida em cada xícara.”