POLÍTICA
Deputada Socorro Neri: “Em 2026 me empenharei pela minha reeleição, a reeleição da Mailza ao governo e a eleição do Gladson para o Senado”
A deputada federal Socorro Neri, do agora União Progressista, resultado da federação entre União Brasil e PP, é uma professora universitária detentora de uma calma tão saltante que bater um papo com ela exige concentração acima da média. Fala baixo e pausadamente, articula pouco e nunca verbaliza sem antes ponderar. Mas que ninguém se engane com esse estilo dela de lidar com os muitos afazeres do dia-a-dia. Ela tem posições firmes, não titubeia quando é para defender causas e leva vantagem em decisões por não ser afoita. Arrancar um sim ou um não dessa parlamentar não dá o mesmo trabalho. A reportagem do AcreNews viveu essa experiência com objetivo de ouvir e socializar o que pensa ninguém menos que foi a mais votada em 2022, com mais de 25.800 sufrágios e que, vez por outra está nas manchetes em Brasília por se envolver sempre em pautas de muito interesse para o País e para o Acre. No PAPO DE DOMINGO ela abre o coração, embora numa entrevista curta, para falar sobre o contexto político atual, reafirmar ou não sua reeleição e se posicionar a situação de sua amiga, a vice-governadora Mailza Assis, correligionária que, pelo desenho antecipado do processo eleitoral vindouro, poderá ser a candidata a governadora de uma histórica aliança. Socorro diz que defenderá com unhas e dentes a candidatura dela, assim como fará em relação a eleição de Gladson Cameli para o Senado. Professora desde muito jovem, conversar com a Socorro é, literalmente, uma aula.
A seguir nossa conversa com a deputada:
Compromisso, lealdade e estratégia: Socorro Nery traça planos para 2026 e reforça apoio a Mailza e Gladson
AcreNews – Deputada, a senhora participou ativamente do processo de federação entre PP e União Brasil. Essa união resultou no que para o Brasil e para o Acre?
Socorro Neri – Não participei ativamente, apenas acompanhei as tratativas públicas e, quando instada a me manifestar, após ouvir o Gladson e a Mailza, fui favorável.
AcreNews – Não parece, mas a federação União PP criou um gigante no Acre e ao mesmo tempo um imbróglio, uma vez que o senador Alan Rick é filiado ao UB. São muitas lideranças fortes juntas e isso não é fácil de lidar. A senhora tem na cabeça uma ideia de como equacionar tantas aspirações e egos?
Socorro Neri – A Federação União Progressista, de fato, é gigante não apenas no Brasil, mas também no Acre. Se atuarmos com base em princípios comuns, será uma força política extraordinária. Confio na experiência política do governador Gladson para presidir a Federação no Acre e levá-la a bons resultados em 2026.
AcreNews – A senhora já estabeleceu sua posição nas eleições 2026?
Socorro Neri – Sim! Serei candidata à reeleição.
AcreNews – O PP tem uma ala muito forte, a das mulheres. Com a posse da hoje vice Mailza em abril, em se confirmando o afastamento do governador Gladson para disputar o Senado, esse segmento vai ficar mais forte ainda. Como vocês vão trabalhar para tanto poder não fazer esse bocado de mulher não criar intolerância com os líderes homens?
Socorro Neri – O fortalecimento da participação da mulher na política é uma das metas do Progressistas e certamente da Federação. Tenho total convicção de que nenhuma integrante do movimento mulher progressistas agirá para criar intolerância com os líderes homens, assim como espero que o contrário também não aconteça. É legítimo e democrático exercermos nossos papéis e ocuparmos nossos espaços, e ao partido cabe criar condições para que isso aconteça num ambiente de respeito e cordialidade.
AcreNews – Em relação a candidatura da governadora Mailza a reeleição, o que a senhora e ela ouviram em Brasília das lideranças nacionais do União PP?
Socorro Neri – Em abril, com a provável saída do governador Gladson para ser candidato ao Senado, Mailza se tornará governadora do Acre e, nessa condição, terá todo o direito de ser candidata à reeleição. A decisão dos dirigentes da Federação, nesse sentido, é clara e pública.
AcreNews – Em se confirmando a candidatura de Mailza, a senhora vai cuidar mais de sua candidatura à reeleição, ou da dela?
Socorro Neri – Todo o meu empenho, no processo eleitoral de 2026, será para renovar o nosso mandato, reeleger a Mailza ao Governo e eleger Gladson ao Senado. No que depender de mim, essas candidaturas estarão integradas.