POLÍTICA
Deputado Afonso Fernandes expressa preocupação sobre denúncias contra Delegado Geral de Polícia
Na sessão desta terça-feira, 24 de outubro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes, membro do Partido Liberal (PL), expressou suas preocupações sobre as recentes denúncias que envolvem o delegado-geral de polícia, Henrique Maciel, e questionou a necessidade de revisitar questões que segundo ele, já foram resolvidas no passado. Ele expressou ainda sua inquietação com a aparente tentativa de destituir o delegado Maciel de seu cargo, apesar do reconhecimento de seu trabalho na polícia civil do estado.
O discurso abordou algumas das denúncias feitas contra o delegado, incluindo a questão de recebíveis que, de acordo com o deputado, eram, na verdade, férias legítimas do delegado, respaldadas por parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Fernandes também enfatizou a importância de proceder com cautela ao fazer denúncias, para evitar a exposição injusta de um cidadão que tem contribuído significativamente para a sociedade acreana.
O deputado questionou a alegação de tráfico de influência, destacando que essa técnica, na sua visão, não existe. “Estão suscitando problemas que já foram vencidos lá em 2019. Estão querendo voltar com isso quando na realidade, o delegado foi afastado do cargo na época e teve seus direitos restabelecidos e reconhecidos pelo Ministério Público e outras entidades, e inclusive, ele foi reconduzido ao cargo de delegado geral”, disse.
A informação sobre o movimento de alguns delegados para afastar o delegado geral também foi mencionada por Afonso Fernandes, e ele levantou a possibilidade de que isso possa ser motivado por interesses políticos. “Posso estar equivocado, mas, esse é o meu pensamento. Ressalto ainda a importância de não condenar as pessoas sem provas sólidas. O delegado Henrique tem família, amigos, devemos ter muita cautela neste sentido”, complementou.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale