POLÍTICA
Deputado Afonso Fernandes realiza grande ato de filiação no Acre com presença do presidente nacional do Solidariedade
O próximo dia 15 de maio marca um momento importante na política acreana com a realização do grande ato de filiação do Solidariedade, partido que tem se consolidado como uma força crescente no estado. O evento será realizado a partir das 17h, no AFA Jardim, em Rio Branco, com a presença confirmada do presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, além de lideranças políticas, representantes da sociedade civil e novos nomes que reforçam o projeto da legenda.
Sob a condução do deputado estadual Afonso Fernandes, presidente estadual do partido, o Solidariedade vem ampliando sua base no Acre com um discurso pautado na ética, no desenvolvimento regional e na participação cidadã. Nas eleições municipais mais recentes, o partido conquistou 11 cadeiras em diferentes câmaras de vereadores, resultado que tem impulsionado novas adesões e posicionamentos estratégicos rumo às próximas disputas eleitorais.
Entre os novos filiados, destaca-se o advogado Dr. Edmo de Araújo Ferreira Batista, profissional com trajetória jurídica sólida em Brasília e nos demais estados do Centro-Oeste, com forte atuação nos tribunais superiores. Especialista em Direito Penal e Empresarial, Dr. Edmo tem se dividido entre Brasília, Goiânia e Acre — estado ao qual escolheu dedicar um novo capítulo de sua vida pública e recebeu o Título de Cidadão Acreano da Assembleia Legislativa.
Com ampla rede de relações institucionais e políticas, ele já foi cogitado por outras siglas para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas optou por se filiar ao Solidariedade, enxergando na legenda um ambiente propício para colocar em prática sua visão estratégica. “Temos o dever de gerar riqueza e promover a criação de postos de trabalho por meio da implantação de novos empreendimentos. O Acre é rico em tudo, não podemos aceitar que índices de pobreza ditem o rumo vitorioso que o nosso Acre pode assumir”, defende o novo filiado.
Atual Secretário de Assuntos Internacionais do Parlamento Amazônico, Dr. Edmo tem desempenhado um papel de destaque na defesa das contrapartidas ao Brasil diante do interesse crescente das potências globais sobre a Amazônia Legal.
Além de Dr. Edmo, também oficializam sua filiação ao Solidariedade durante o ato os seguintes nomes:
• Evandro de Souza Cordeiro – jornalista, teólogo e psicopedagogo.
• José Fernandes Lima (Dudé Lima) – pedagogo e assessor político com 25 anos de atuação nos bastidores da política acreana.
• Itamar Pereira de Sá – ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo por três mandatos, ex-vereador de Cruzeiro do Sul e ex-coordenador regional de saúde do Vale do Juruá.
• Sirlandia Soares Guimarães – professora e pedagoga, militante histórica dos movimentos estudantil e sindical.
• Lourival Marques – engenheiro agrônomo, ex-secretário de Estado, ex-presidente da Emater e Cageacre, e deputado estadual entre 2015 e 2019.
O evento é aberto ao público e representa mais do que um momento de filiação: trata-se de um chamado à participação ativa da sociedade na construção de um Acre mais justo, desenvolvido e politicamente representativo. O Solidariedade reafirma, assim, seu compromisso com um projeto coletivo e plural, tanto no estado quanto no cenário nacional.