O deputado Eduardo Ribeiro (PSD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), comemorou nesta terça-feira, 11, um aumento significativo de jovens acreanos fazendo cursos profissionalizantes no Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr, o Ieptec.
“O futuro do nosso estado passa por uma Educação de qualidade, que profissionaliza e possibilita à nossa juventude carente a oportunidade de uma profissão”, destacou o parlamentar na tribuna da Casa.
Os números apresentados por Ribeiro mostram que enquanto em 2022 apenas 1.033 jovens, de apenas seis municípios, cursavam alguma área técnica no Ieptec, em 2024, eles já eram mais de 10.300, nos 22 municípios do Acre.
“E em 2025, a projeção ainda é maior, com 15.323 novos alunos nas diversas áreas”, comemora o deputado.
Eduardo Ribeiro acrescentou que os adolescentes reeducandos do Instituto Socioeducativo, o ISE, também estão sendo contemplados pelo Ieptec.
Os cursos da instituição são variados, formando profissionais desde panificação e gastronomia a corte e costura, automaquiagem e agropecuária e administração.
Efetivação de concursados da Sefaz está sendo tratada pelo Executivo e TCE
Eduardo Ribeiro disse ainda que esteve com o governador Gladson Cameli (PP), para agradecer a homologação do concurso público da Secretaria de Estado de Fazenda, a Sefaz.
“Quero informar aqui que o governo pretende contratar todos o quanto antes, bastando que se concretizem as tratativas que já começaram com o Tribunal de Contas do Estado do Acre, o TCE, para que ela possa ser feita por um acordo formal ou por um termo de ajustamento de conduta. A efetivação dos nossos amigos concursados da Sefaz é fundamental para o fortalecimento da estrutura pública do estado e acontecerá assim que os ajustes terminarem entre o Executivo e o TCE”.
Por opalaciano