ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Desocupação cai no Acre, no Maranhão e em São Paulo no 3° trimestre do ano, aponta IBGE
Por Wanglézio Braga
Os estados do Acre (AC), Maranhão (MA) e São Paulo (SP) caíram no índice de desocupação. É o que apontou pesquisa publicada hoje (22) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) via Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
Segundo a autarquia, no terceiro trimestre de 2023, o “desemprego no país chegou a 7,7%, uma queda de 0,3 ponto percentual no confronto contra o segundo trimestre. Na comparação com o mesmo trimestre de 2022 (8,7%), o recuo foi de 1 ponto percentual”.
“A queda no Brasil não foi um processo disseminado nos estados. A maior parte da UF mostra uma tendência de redução na taxa de desocupação, mas apenas 3 estados registram queda estatisticamente significativa, principalmente por conta da redução da desocupação. E São Paulo tem uma importância dado o contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional”, explicou a pesquisadora Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.
No Maranhão, a taxa saiu de 8,8% para 6,7%, enquanto no Acre, foi de 9,3% para 6,2%. “Nos dois casos, há um movimento mais robusto, porque além da retração da redução na procura, houve expansão na ocupação. No caso do Maranhão, se deu, principalmente no setor de alojamento e alimentação”, observa a analista.