Connect with us

ESPORTE

Desporto universitário perde Wilson Canaverde para a covid-19

Publicado

em

MANOEL FAÇANHA

Internado há dez dias entre as unidades hospitalares da Prontoclínica e Santa Juliana, faleceu na tarde desta quarta-feira (31), vítima de complicações do novo coronavírus, o professor universitário Wilson Canaverde Guimarães, 70 anos.

Natural da cidade de Água Limpa (GO), Wilson Canaverde chegou ao Acre na década de 1980. Formado na área de Educação Física ele logo estava empregado e, aos poucos, consolidou-se entre os principais nomes dos Jogos Escolares, seja como técnico ou membro da equipe de organização.

Na carreira como treinador, Wilson Canaverde também daria sua contribuição em diversas modalidades esportivas, mas a principal delas ocorreu no futsal, onde comandou, em meados da década de 1990, a conquista do título estadual da equipe da Delta. Na mesma década, Wilson Canaverde comandou por duas oportunidades o time do Volta Redonda.

Seleção acreana universitária durante deslocamento de ônibus em Vitória-ES

Também no futsal, o professor Wilson Canaverde comandou a seleção acreana universitária em três oportunidades: 1997/1998/1999. O melhor resultado ocorreu na temporada de 1999, quando levou à equipe acreana a quarta colocação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s), em evento ocorrido na cidade de Vitória-ES. O cronista esportivo Deise Leite, à época, goleiro da equipe universitária acreana, recordou com saudosismo o bom trabalho realizado pelo professor Wilson Canaverde. “Era um treinador disciplinado, muito bom taticamente, tanto que suas equipes variavam diversas jogadas ensaiadas durante o transcorrer de partida”, comentou o cronista esportivo, lembrando que o ex-treinador tinha o vício de trabalhar com o apito na boca. O time base do selecionado universitário acreano era formado pelos seguintes atletas: Deise Leite, Redson, Marquinhos Bombeiro e Manfrini. Clio, Senildo Melo, Assis, Evandro, Jaime, Gesiel e Jesus Wgleison completavam o bom time acreano daquele JUB’s.

O professor universitário José Reinaldo, amigo de trabalho de Wilson Canaverde, explicou que o conheceu em 2002, quando passou a fazer parte do quadro de docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac). Segundo Reinaldo, Canaverde foi secretário do curso do Educação Física durante vários anos, contribuindo de forma decisiva para o crescimento da disciplina no meio acadêmico.

Emocionado com a perda do amigo, José Reinaldo disse que sentirá e muito a ausência física de Canaverde. “Era um excelente companheiro de trabalho. “Construímos uma grande amizade ao longo dos anos e sempre lembrarei dele, assim como de seu repertório de músicas caipiras”, disse José Reinaldo, esse ainda aproveitando para expressar os sinceros sentimentos aos familiares, principalmente a esposa Maria Ruth e aos quatro filhos, e amigos pela perda do educador.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas