Connect with us

ARTIGO

Dia da Memória do Holocausto é marcado por festa e presença de sobreviventes em Israel

Publicado

em

Spread the love

Ezio Gama

Yom Hashoah ou “Dia da Memória do Holocausto”, ocorre no dia 27 de Nissan no calendário hebraico. Este dia é lembrado anualmente como dia de recordação das vítimas do Holocausto, sendo assinalado em Israel e nas Comunidades Judaicas no mundo. Às 10:00 horas de Yom HaShoah, as sirenes aéreas soam por dois minutos.

Às 10:00 horas do Yom HaShoá, as sirenes aéreas soam por dois minutos. Os veículos de transporte públicos param por este período e as pessoas permanecem em silêncio. Durante o Yom HaShoá, estabelecimentos públicos são fechados, a televisão e rádio transmitem canções e documentários sobre o Holocaustoe todas as bandeiras são hasteadas à meio-mastro.

Paralelamente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto estabelecido por acção da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de Dezembro de 2005, é celebrado anualmente a 27 de Janeiro.

É um dia nacional de comemoração em Israel, no qual os seis milhões de judeus assassinados no Holocausto são homenageados. É um dia solene, começando ao pôr do sol no dia 27 do mês de Nisan e terminando na noite seguinte, de acordo com o costume tradicional judaico de marcar um dia.

Locais de entretenimento são fechados e cerimônias memoriais são realizadas em todo o país. As cerimônias centrais, à noite e na manhã seguinte, são realizadas no Yad Vashem e são transmitidas ao vivo. Marcando o início do dia – na presença do Presidente do Estado de Israel e do Primeiro-Ministro, dignitários, sobreviventes, filhos de sobreviventes e suas famílias, reunir-se com o público em geral para participar da cerimônia memorial em Yad Vashem, na qual seis tochas, representando os seis milhões de judeus assassinados, são acesas.

Na manhã seguinte, a cerimônia no Yad Vashem começa com o toque de uma sirene por dois minutos em todo o país. Durante a sondagem, o trabalho é interrompido, as pessoas que caminham nas ruas param, os carros param na beira da estrada e todos ficam em silêncio, em reverência às vítimas do Holocausto.

Depois, o foco da cerimônia no Yad Vashem é a colocação de coroas de flores ao pé das seis tochas, por dignitários e representantes de grupos e instituições de sobreviventes. Outros locais de memória em Israel, como o Kibutz dos Combatentes do Gueto e o Kibutz Yad Mordechai, também sediam cerimônias memoriais, assim como escolas, bases militares, municípios e locais de trabalho.

Ao longo do dia, tanto a televisão quanto a rádio transmitiram programas sobre o Holocausto. Nos últimos anos, outros países e comunidades judaicas adotaram Yom Hashoah, o dia 27 de Nisan, para marcar seu próprio dia de memorial para as vítimas do Holocausto.

Muitos deles sobreviveram a um dos maiores massacres que a humanidade já viu e ressuscitaram seu idioma e sua pátria. Hoje, diante de tanta oposição e guerra, ainda podemos dizer “Am Israel Chai” (O povo de Israel vive!).

*Ezio Gama é acreano e comentarista internacional

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas