GOSPEL
Dia do Católico foi criado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Acre; deputado Manoel Moraes é o autor
O Dia do Católico, celebrado no dia 20 de janeiro, é um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre em março de 2016. O deputado Manoel Moraes (PP) é seu autor.
O projeto, segundo disse o deputado a época l, foi inspirado pelo Dia do Evangélico, criado em 2010, de autoria do então deputado Helder Paiva. “Tem Dia do Evangélico, nós respeitamos, mas a igreja católica é que ajudou a construir o Brasil desde o início, em tudo que tem de bom e não tem o reconhecimento”, afirmou naquela oportunidade ao g1 Acre.
O deputado diz ainda que apesar da existência de outros feriados instituídos pela igreja católica, nenhum faz jus à doutrina. Ele ainda reconhece que a criação de mais um feriado pode prejudicar a economia.
“Na verdade quando se fala em feriado é sempre ruim para um país que precisa que as pessoas trabalhem. Agora tem outras datas como a Semana Santa e o Natal, mas nenhuma faz reconhecimento”, comenta.
Moraes explica ainda a data escolhida para a celebração, segundo ele, é em alusão ao dia de São Sebastião, padroeiro do município acreano de Xapuri. “É um dia de grande movimentação do Acre”, explica. (Com informações do g1Acre)