Connect with us

ACRE

Dia do Ciclista: Acre diminuiu número de acidentes envolvendo bicicletas

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Comemorado nesta quinta-feira (19) no Brasil, o “Dia do Ciclista” passou em branco, despercebido no Acre, justamente na capital acreana, Rio Branco, que comporta uma malha tão invejável de ciclovia sendo invejada por muitas cidades brasileiras. No entanto, apesar da falta de ações, o estado alcançou um feito: a redução no número de sinistros envolvendo ciclistas.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) publicou nesta semana, um estudo importante sobre o assunto e apontou diminuição considerável no número de acidentes envolvendo ciclistas no Acre.

A Abramet comparou notificações de casos de acidentes, sinistros com ciclistas entre 2010 a 2020. Logo, a entidade verificou um aumento de 30% a mais em todo o país, no entanto quando se isola os dados por estado, o Acre teve diminuição em -17%.

A Abramet também fez comparações de dados, a nível nacional, entre 2019 a 2021. “Em janeiro de 2019, foram registrados 1.100 sinistros graves com ciclistas, contra 1.451 em janeiro de 2021, mês com o mais alto nível de sinistros compilados no período estudado. Os dados mostram uma oscilação suave nas ocorrências, que mantiveram média de registro de 1.185 casos mensais nos últimos dois anos. Preparado com o suporte da agência 360° CI, o estudo da Abramet apropriou dados oficiais do Datasus, do Ministério da Saúde, relativos aos sinistros de trânsito envolvendo ciclistas”, informa a publicação.

De acordo com o levantamento, o Acre, no ano de 2019, registrou 55 casos de internações de ciclistas, em 2020 o número caiu para 25. Já nos casos de óbito, o Acre tem a porcentagem de 0,6%. Em 2019, foram registradas seis mortes.

Para a Abramet, a falta de infraestrutura adequada nas cidades, combinada à falta de campanhas educativas e de prevenção voltadas ao ciclista são o principal motivo do crescimento dos indicadores de vítimas.

“Esses dados demonstram a importância de termos atenção e iniciativas focadas nesse público. O uso da bicicleta cresceu no Brasil e exige uma abordagem de prevenção ao sinistro”, avalia Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas