Connect with us

POLÍTICA

Disputa pela OAB/Acre esse ano será entre o atual presidente e o genro do ex-senador Jorge Viana

Publicado

em

A eleição por meio da qual será escolhido o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre, para o triênio 2022/2024, marcada para a segunda quinzena de novembro, promete ser uma das mais badaladas dos últimos tempos, pelo menos. A razão é elementar, segundo analistas. Duas forças gigantes anunciaram oficialmente suas candidaturas. De um lado o atual presidente, Erick Venâncio, elogiado por feitos inéditos nos últimos três anos, e do outro um desafiante nada desprezível, com serviços prestados à própria OAB, o advogado Rodrigo Aiache, que além do ótimo currículo para ser colocado a apreciação, deverá ter a bênção do sogro, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana, do PT.

A disputa pela OAB, principalmente na era moderna, se transformou num pleito maior que eleições para algumas prefeituras do interior do Acre. Com isso, os contornos também merecem registros. Além de ter perto de 4 mil advogados filiados, essa entidade autônoma é parte de uma engrenagem do sistema Judiciário com braços estendidos a setores importantes da sociedade, muito cobiçada politicamente. Os envolvidos na disputa não gostam de admitir, mas com tantos votantes e tamanha influência a eleição deverá ter, inclusive, componentes das eleições para cargos políticos, com debates, campanha corpo a corpo e cabos eleitorais.

Na disputa para o próximo triênio, o atual presidente luta pela reeleição. Erick Venâncio Lima do Nascimento vai pedir mais três anos para complementar o que chama de ações ainda incompletas algumas iniciativas de sua gestão. Teria apoio de setores progressistas, mas também, e fortemente, dos conservadores. Especialista em Direito dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e em Direito Público pelo ICAT/AEUDF, e mestrando na Universidade de Lisboa, Erick foi conselheiro seccional, presidente de comissões e secretário-geral da OAB/AC, além de vogal da Junta Comercial do Estado do Acre, na vaga destinada à OAB/AC.

Também foi conselheiro federal da OAB por dois mandatos, tendo sido membro de todas as câmaras e do Órgão Especial, secretário da Comissão Nacional de Legislação (CNL), presidente da Comissão Nacional do Advogado em Início de Carreira (CNAIC) e representante institucional do Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O adversário de Erick Venâncio é um advogado da turma de 2004, formado pela Ufac. Prestou serviços para a OAB/AC de 2007 a 2018, e neste período foi Diretor Adjunto e Geral da Escola Superior da Advocacia, Vice e Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados. Em entrevista a um site do Juruá, se apresenta como proativo enquanto esteve envolvido na OAB. “Tenho a experiência de viver a advocacia e da advocacia, isto é, tenho vivenciado diariamente as lutas pelas quais a classe tem passado”, diz o genro de Jorge Viana.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas