POLÍTICA
Do Acre, apenas dois deputados assinaram novo pedido de impeachment de Lula, desta vez por fala contra Israel
Wanglézio Braga
Os deputados Coronel Ulysses (UB) e Roberto Duarte (Republicanos) aparecem na lista dos parlamentares que assinaram o novo pedido de impeachment do presidente Lula (PT). O novo processo ocorre após a fala de Lula contra Israel, ocorrida numa coletiva à imprensa realizada recentemente na Etiópia.
Proposta pela oposição, a partir da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta segunda-feira (19), o movimento acontece após falas recentes do presidente comparando Israel a nazistas.
O petista comparou as mortes causadas por Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse.
Após o discurso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comunicou que Lula seria considerado uma persona non grata no país. Carla Zambelli, organizadora do pedido de impeachment concordou com a decisão: “Lula incentiva a injúria racial, e incorre em crime de responsabilidade previsto no art 5° da Constituição Federal, o que corrobora também com a fala do 1° Ministro de Israel que demonstrou de imediato seu veemente repúdio”.
Os signatários do pedido de impeachment acreditam que Lula cometeu crime de responsabilidade e classificaram a fala como “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da Guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. O pedido se baseia em trecho do Artigo 5 da Lei nº 1.079/1950 que caracteriza como de responsabilidade contra a existência política da União.
Até o momento 103 deputados assinaram o pedido. Cerca de 25 são de partidos da base governista como é o caso do União Brasil (UB) e do Republicanos.