POLÍCIA
Dois são presos no Acre durante megaoperação nacional contra fraudes no agronegócio
A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação “Agrofraude”, que investiga uma associação criminosa suspeita de aplicar golpes milionários em produtores rurais. A ação ocorre simultaneamente em oito estados e no Distrito Federal, incluindo o Acre, onde duas pessoas foram presas.
Segundo as autoridades, o grupo criminoso utilizava o chamado golpe do “falso intermediário” na comercialização de grãos de milho. O esquema teria movimentado mais de R$ 120 milhões nos últimos cinco anos.
De acordo com o delegado Matheus Dutra, do Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Rio Verde (GO), os golpistas se passavam por compradores e entravam em contato com corretores de grãos. Após receberem fotos, vídeos, localização da fazenda e detalhes dos produtos, os criminosos usavam essas informações para se apresentar como vendedores a outros corretores, concretizando o golpe.
A operação cumpre mandados de prisão, busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre, Piauí e no Distrito Federal.
As investigações seguem em andamento e os presos serão ouvidos pelas autoridades locais. A Polícia Civil reforça que produtores e corretores devem redobrar a atenção ao negociar produtos agrícolas, especialmente por meios digitais.