GOSPEL
Domingo de Ramos celebra abertura da Semana Santa em evento neste domingo, 13, na catedral Nossa Senhora de Nazaré
O bispo de Rio Branco, Dom Joaquim Pertinez Fernandez, abriu oficialmente a Semana Santa, em missa realizada neste domingo, 13, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. É a Semana mais importante para os cristãos católicos. Ao longo dessa semana, faz-se memória da última semana de Jesus na terra, antes de ser crucificado. Nesta Semana, celebra-se o fundamento da fé: o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor.
O ponto alto da semana Santa é chamado de Tríduo Pascal: quinta-feira santa, Sexta-Feira Santa, sábado e domingo de Páscoa.
Na quinta-feira santa, a Missa da Ceia do Senhor, faz memória a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, na qual ele instituiu o sacramento da Eucaristia. Durante a celebração, realiza-se o rito do lava-pés, ato de humildade e serviço deixado por Jesus aos seus discípulos.
Na Sexta-Feira Santa, a Celebração da Paixão de Senhor, faz memória do julgamento, calvário e morte de Jesus. Às 15h, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Às 17h, a tradicional Procissão do Senhor Morto, é a via dolorosa, a via-sacra que reflete o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o Gólgota. Este ano, a encenação da crucificação de Cristo será realizada na Concha Acústica, ao final da procissão.
No sábado Santo, a Vigília Pascal, e Missa da Ressurreição do Senhor, celebram a vitória de Jesus sobre o mal e a morte. Ao raiar do dia, haverá a missa do “Alvorecer da Ressurreição”, na Concha Acústica.
Domingo da Páscoa é o dia que Cristo ressuscitou. As missas solenes da Ressurreição nos fazem viver o mistério da Pascoa de Cristo.