Connect with us

POLÍTICA

Dona Lily Cadaxo, a ex-primeira-dama também chamada de ‘Mãe dos pobres’, faria 100 anos neste domingo, 10

Publicado

em

Por Eré Hidson

 

 

Nascida em 10 de agosto de 1925, em Cruzeiro do Sul, então Território Federal do Acre, teve uma vida de dedicação aos que precisam, seja como enfermeira, ou como primeira-dama do Estado, esposa que era do governador Edson Simões Cadaxo, que foi vereador e deputado estadual.

Dona Lily Cadaxo, uma conhecida enfermeira nos anos 40 e 50 em Cruzeiro do Sul, é bom lembrar que naquela época o município era todo o Vale do Juruá. Portanto, seus relevantes serviços na área de saúde se davam também no que conhecemos hoje como Rodrigues Alves, Mancio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Eram gestos de fraternidade e filantropia, sem nem imaginar que o seu futuro esposo entraria na política.

Fazia visitas regulares nas casas, famílias e comunidades ribeirinhas, uma espécie de saúde da família dos dias atuais. Seus relevantes feitos para a comunidade lhe credenciaram a ter uma participação ativa e efetiva na política daquela região.

Amiga de infância do primeiro governador eleito do Acre, José Augusto de Araújo, incentivou seu esposo, na época, um bem-sucedido seringalista e militar da Guarda Territorial, Édson Cadaxo, a entrar na política, como deputado estadual. Ele relutou, por não querer sair de Cruzeiro do Sul. Não convencido, convidaram para que ele fosse vereador, ele acabou aceitando, foi vereador da primeira legislatura em Cruzeiro do Sul, e daí tiveram uma longa e bonita carreira na política do Acre. Dona Lily, sempre como esteio do esposo, e mãe de milhares de pobres de Cruzeiro do Sul, foi a mulher que mais conseguiu contratos de emprego, na época que era permitido esses contratos. Esses empregos eram a liberdade daquelas famílias e a garantia que teriam o pão em sua mesa.

O assistencialismo (libertário), que não escraviza as pessoas, começou com dona Lily Cadaxo e, pelo visto, não há quase notícia, de algum outro grupo ou família, que também façam assistencialismo sem escravizar.

Em nome de Edilson Cadaxo;

Em nome de Joiceli Cadaxo;

Em nome de Joicilene Cadaxo.

E em nome de várias pessoas e famílias do Juruá e do Acre, que são eternamente gratos a tudo que Dona Lily já fez pelo povo do Acre, que nós reconhecemos nela, uma acreana de renomado valor.

Viva os 100 anos de dona Lily Cadaxo!

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas